Agenda

Encontro discute as literaturas luso-afro-brasileiras

Até o dia 30 de setembro, acontece o “II Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena: A República das Letras e a República nas Letras”. O evento, iniciado na última segunda (27), é dividido entre a Livraria da Travessa, em Ipanema; o Palácio de São Clemente, em Botafogo, e a Faculdade de Letras (FL-UFRJ), na Cidade Universitária.
A Cátedra, criada em 1999, é um ponto de convergência dos estudos da Literaturas Luso-Afro-Brasileiras e promove, neste congresso, uma reunião de estudiosos sobre o tema. No primeiro dia, a Livraria da Travessa abrigou o “Encontro com escritores brasileiros e portugueses”, com a presença de Helder Macedo, Ana Luísa Amaral, Antonio Cícero e Luis Ruffato, às 19 horas.
A partir do dia 29, a FL cedia o Congresso, com a primeira mesa plenária às 9 horas. “Utopias Republicanas” terá a participação das professoras da UFRJ, Mônica Figueiredo e Luci Ruas, e de Helder Macedo, do King’s College, em Londres. A segunda mesa tem como tema “A Poesia e a República em Portugal”, com Jorge Fernandes da Silveira, da UFRJ, Ida Maria Ferreira Alves, da UFF, e Paula Morão, da Universidade de Lisboa, às 14 horas. Às 16 horas, acontece a terceira mesa plenária denominada “A República Portuguesa em África”, com Laura Padilha, da UFF, Carmen Tindó, da UFRJ, e Jane Tutikian, da UFRGS, seguido do lançamento de livros.


No último dia de evento, acontece o debate “A Poesia e a República no Brasil”, com Eucanaã Ferraz e Antonio Carlos Secchin, da UFRJ, às 9 horas, e “A Narrativa Pós-25 de abril”, com Maria de Fátima Marino, da Universidade do Porto, Maria Teresa Abelha Alves, da UFRJ, Silvio Renato Jorge e Dalva Falcão, da UFF.

 

Simpósio de Hipertermia Maligna

No dia 1º de outubro, o programa de Desenvolvimento de Fármacos do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove o simpósio Hipertermia Maligna no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ).
O evento, que tem como objetivo comemorar e divulgar aos profissionais da saúde a realização da ducentésima biópsia muscular realizada pelo Centro Diagnóstico de Hipertermia Maligna da UFRJ, vai contar com a presença do professor Roberto Lent, diretor do ICB e de Roberto Takashi Sudo, coordenador do Centro de Diagnóstico de Hipertermia Maligna, entre outros profissionais da área.


O simpósio Hipertermia Maligna será às 9h15, no Auditório do Bloco J1 do CCS, que fica na Avenida Carlos Chagas Filho,  373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Mais informações através dos telefones: (21) 2562-6505 ou 2562-6447.

 


 

Últimos dias para inscrição na décima edição do Colóquio Anual de Engenharia Química 2010

O prazo de inscrições para a 10º edição do Colóquio Anual de Engenharia Química 2010 vai até o dia 1º de outubro, sexta-feira. O evento, organizado pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe/UFRJ, acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro e terá mesas-redondas, apresentação dos trabalhos de pesquisa, além de minicursos, que acontecerão no dia 27 de outubro.
O evento tem como objetivo fomentar o debate de questões atuais relacionadas à Engenharia Química e áreas afins, criando um fórum de discussão entre profissionais da área de ensino e pesquisa nas universidades e os que atuam na indústria.
Na parte da manhã, os cursos serão “Aplicações da Fotocatálise na Sustentabilidade Energética e na Preservação Ambiental”, ministrado pela doutora Neuman Resende; e “Produção de nanopartículas para aplicações biomédicas”, ministrado pelo professor Príamo Melo. Durante a tarde, o professor Alexandre Silvino irá proferir “Polímeros Biodegradáveis: Fundamentos e Aplicações”; a doutora Maria Cândida Maia Mellado ministrará “Fundamentos da produção de vacinas recombinantes em células animais”, e, por fim, haverá o minicurso “Pervaporação e permeação gasosa: processos alternativos para economia de energia”, com as doutoras Karina Moita de Almeida e Liliane Damaris Pollo.


O evento acontecerá nas instalações do Centro de Tecnologia, na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária. Para visitar o site do colóquio, acesse http://www.peq.coppe.ufrj.br/coloquio/index.php.