Agenda

Extensão promove encontro “Saúde e Educação para a Cidadania”

Dia 15 de outubro o Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) recebe o Encontro de Extensão 2010, este ano com o tema “Saúde e Educação para a Cidadania”. O evento, que tem como objetivo incentivar profissionais de saúde para o estudo e compreensão dos acontecimentos que ocorrem na educação básica, oferece conferências, mesas-redondas, apresentações de pôsteres e divulgação de trabalhos de extensão.
Além disso, conta com a equipe da Coordenadoria Regional de Educação da Ilha do Governador na apresentação do tema “Saúde e Educação na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro” e com a presença do Coral de Alunos de Escolas Municipais do Rio, para a abertura do encontro.


A programação completa, além de inscrições e outras informações, através do site http://www.ccs.ufrj.br/saudeeducacaocidadania. As inscrições para apresentação de trabalhos no evento estão abertas até dia 25 de setembro.

Semana da Alimentação Carioca 2010

Na semana de 11 a 17 de outubro acontece a Semana Mundial de Alimentação, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro. 
Neste ano, o tema central do evento é “Unidos contra a fome - Esta luta é de todos nós”. As iniciativas são voltadas para a melhoria das condições de alimentação e de vida das populações e estimular a reflexão e o debate sobre a questão da fome.
A Semana é uma parceria do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio de Janeiro (CONSEA - Rio) e a Prefeitura do Rio com as entidades: Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro (Anerj), Articulação de Agroecologia do RJ, Ação da Cidadania, Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª Região (CRN-4), Fundação Xuxa Meneghel, Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), Rede Ecológica, HUMANITAS – Direitos Humanos e Cidadania, Embrapa Agroindústria de Alimentos, Banco Rio de Alimentos (Sesc-RIO), Cozinha Brasil (SESI), Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (UFRJ-Nutes), Restaurante Universitário (R.U.) e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A lista de eventos, com local e horário, pode ser conferida em:
http://humanitasdhecidadania.blogspot.com/2010/09/semana-da-alimentacao-carioca-2010.html

 


 

Scientiarum Historia III, quarta-feira, no CCMN

O Programa de Pós-Graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) ― único da UFRJ não vinculado a uma unidade acadêmica e, sim, à Pró-reitoria de  pós-graduação e pesquisa (PR-2) ― realizará, pelo terceiro ano consecutivo, o “Scientiarum Historia III: o 3º Congresso do HCTE”,  que ocorrerá dos dias 13 a 15 de outubro, no Salão Horácio Macedo, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Serão apresentados 107 trabalhos, distribuídos em 18 sessões de comunicação oral, e outros 34 em duas sessões de pôsteres. 
O tema do cartaz deste ano, “Ciranda de Roda”, foi inspirado no estudo para o painel “Guerra e Paz” que o pintor brasileiro Cândido Portinari executou para a Organização das Nações Unidas (ONU). Por coincidência, o painel virá ao Brasil para restauração e ficará exposto para visitação ainda este ano, no saguão do Theatro Municipal.
Agregando várias áreas do conhecimento, o HCTE reúne temas multidisciplinares na sua produção acadêmica e 17 professores colaboradores provenientes de várias universidades e centros de pesquisa, como Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de diversas unidades da UFRJ, como os Institutos de Química (IQ), de Física e de Matemática, a Coppe, o Museu Nacional e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs).
Neste “Scientiarum Historia III”, conforme lembra uma de suas organizadoras, Teresa Cristina Piva, professora visitante do HCTE ― que divide a coordenação do encontro com a Profa. Nadja Paraense (IQ/UFRJ) ― ele se tornou, uma vez mais, elemento demonstrador desta prática acadêmica: as oito sessões técnicas que acontecerão ao longo dos três dias do Congresso vão abordar não só temas ligados à Ciência no Brasil e no exterior, mas também abordarão temas ligados à saúde e à divulgação científica da Ciência. Teresa diz que tal proposta multidisciplinar do HCTE acabou por se tornar modelo na UFRJ.  


“Hoje, nossos estudantes são profissionais provenientes de diversas áreas como Física, Química, Engenharia, Matemática, Enfermagem, Biologia, Medicina, Saúde Pública, Psicologia e Filosofia. Esse é o nosso elemento profundamente agregador. Se o Programa oferece uma visão global, os orientadores podem aceitar o desafio de buscar áreas mais específicas sugeridas por algum estudante interessado cursá-lo e vir a estudar estas novas áreas do conhecimento”, explica a professora. Este é o motivo apontado pela pesquisadora para que o escopo do curso seja renovado e ao mesmo tempo capaz de ampliar-se. 
     
Outras informações sobre o encontro em http://www.scientiarumhistoria.ufrj.br

 


Fórum na Tela exibe mostra de Cinema Pernambucano

De 18 a 22 de outubro o Fórum na Tela – Cineclube Praia Vermelha apresenta a mostra “Cinema Pernambucano Contemporâneo”. A exibição de curtas e longas-metragens tem início, todos os dias, às 19h, no Salão Moniz Aragão.
Entre os filmes exibidos, estão Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro, Pacific, de Marcelo Pedroso, e SuperBarroco, de Renata Pinheiro. Na quinta (21/10), após as exibições, acontece debate com os diretores.
O Salão Moniz Aragão está localizado no segundo andar do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, no Palácio Universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250. Urca. A entrada é franca. Outras informações estão disponíveis na página do FCC-UFRJ.

Programação:


Segunda-feira (18/10):
O Muro (Tião, 2008) e Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2009)
 Terça-feira (19/10):
Pacific (Marcelo Pedroso, 2009)
Quarta-feira (20/10):
Um Lugar ao Sol (Gabriel Mascaro, 2009)
Quinta-feira (21/10):
A Menina do Algodão (Kleber Mendonça Filho e Daniele Bandeira, 2002),  Eletrodoméstica (Kleber Mendonça Filho, 2005), Noite de Sexta, Manhã de Sábado (Kleber Mendonça Filho, 2007) e SuperBarroco (Renata Pinheiro, 2008). Após a sessão, haverá debate com os produtores.
Sexta-feira (22/10):
As Aventuras de Paulo Bruscky – The Adventures of Paulo Bruscky (Gabriel Mascaro, 2009) e Balsa (Marcelo Pedroso, 2009).