Agenda

Debate sobre o livro “Elite da tropa 2”

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ promovem, no próximo dia 4, um debate com Luiz Eduardo Soares, autor do livro Elite da tropa 2 e ex-coordenador de Segurança no Rio de Janeiro, às 19h, no Salão Dourado.
Estarão presentes ainda Cristiane Costa, professora e coordenadora de Jornalismo da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, Renato Lessa, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), e José Eisenberg, professor da Faculdade de Direito (FD) da UFRJ e doutor em Ciências políticas pela Universidade de Nova York.


O Salão Dourado está localizado no 2º andar do Palácio Universitário, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.

Faculdade de Educação promove debate sobre violência e educação

O Laboratório do Imaginário Social e Educação (Lise), vinculado à Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, promove, no dia 8 de novembro, às 18h30, no auditório Manoel Maurício de Albuquerque do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFCH), a mesa-redonda com o tema "Violência, Educação e Contemporaneidade".
O evento contará com a participação dos professores Silvia Pimenta, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rosa Pedro, do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, Paulo Vaz, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, e Aline Monteiro, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. A organizadora Nyrma Azevedo, doutora em Educação pela UFRJ, explica que o encontro pretende propor “uma reflexão sobre os impactos, pontos de contato e determinações no cenário educacional".

O Auditório Professor Manoel Maurício da Albuquerque está localizado no prédio do CFCH, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.


 

I Encontro Regional sobre a formação do professor para o ensino da Arte

Entre os dias 3 e 5 de novembro, acontece o "I Encontro Regional sobre a Formação do Professor para o Ensino da Arte". O evento é realizado pela Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, em parceria com o Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O objetivo é realizar o debate e estimular reflexões entre os profissionais de ensino da Arte na rede de Ensino Básico, pesquisadores da área e atores da formação de professores de arte.


As inscrições para participação sem apresentação de trabalho são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de outubro. O "I Encontro Regional" acontece na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM). O endereço é Rua do Rosário, 90, Centro, Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas na página virtual da FE-UFRJ ou no blog do evento.

 


 

Casa da Ciência exibe o filme Minority Report

O programa "Ciência em Foco" da Casa da Ciência da UFRJ exibe, às 16h, do dia 6 de novembro, o filme Minority Report, de Steven Spielberg. A sessão será seguida do debate “Habitações do tempo: a passagem da cultura moderna à contemporânea”, ministrado por Paulo Vaz, professor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.
A atividade, que tem entrada franca, é indicada para o público a partir dos 16 anos. A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.


Pontes culturais entre Brasil e Rússia em debate no Fórum de Ciência e Cultura

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o curso de Relações Internacionais da UFRJ promovem, no dia 9 de novembro, o evento Brasil – Rússia: Pontes Culturais, das 9h às 17h, nos salões Dourado e Vermelho.
O encontro faz parte do projeto “Oriente Ocidente, criado em 2002, sob a curadoria do professor Jeovah de Arruda Câmara, com o objetivo de divulgar a cultura e fortalecer as relações entre a UFRJ e países orientais.


O FCC-UFRJ fica no 2º andar do Palácio Universitário, localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.