Agenda

Escola de Belas Artes realiza concurso para criação de identidade visual

A Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) está realizando concurso público a fim de selecionar uma imagem para sua identidade visual.
Cada participante poderá se inscrever com apenas um trabalho e enviá-lo, junto à ficha de inscrição, até o dia 21 de janeiro de 2011, das 10h às 15h, para a Diretoria Adjunta de Intercâmbio Cultural da Escola de Belas Artes (Prédio da Reitoria, 7º andar, Sala 718). Os participantes do concurso deverão confeccionar três imagens gráficas, referentes à Escola de Belas Artes, ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e ao Selo comemorativo dos 195 anos da EBA.

O resultado será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2011, serão classificados os três melhores trabalhos e o vencedor do concurso será contemplado com um prêmio de cinco mil reais.
Pode candidatar-se  qualquer estudante ou profissional da área de comunicação visual e design gráfico, desde que atenda às normas do edital. A inscrição no concurso é gratuita e o edital e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site www.eba.ufrj.br .


Para mais informações os candidatos podem enviar um e-mail para daic@eba.ufrj.br.

Seminário Microterritorialidades nas cidades acontece até quarta na Praia Vermelha

O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque sedia, até esta quarta (15/12), o seminário “Microterritorialidades nas cidades”, promovido pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e pela Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. As mesas têm início sempre às 8h30 e se encerram às 18h.

De acordo com o blog do evento, “a proposta é debater a condição espacial das microinterações culturais na realidade urbana, privilegiando discussões em torno das categorias teórico-metodológicas do território e da territorialidade. O evento tem como objetivo aprofundar o debate sobre a questão da ‘microterritorialização’, ou seja, a condição territorial dos pequenos agregados sociais que se segregam no espaço urbano e negociam formas estéticas, regras morais, códigos de convivência e interesses discursivos.”

Estarão presentes professores, pesquisadores e especialistas no tema, como Carlos Fortuna Coimbra, docente da Universidade de Coimbra, Portugal; Marcelo Burgos, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio; o escritor Marcus Vinícius Faustini; a rapper Nega Gizza, da Central Única das Favelas (Cufa); a militante Gabriela Leite, do Grupo DaVida, entre outros. O evento é coordenado pelos professores Rosemere Maia, da ESS-UFRJ; Benhur Pinós da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGG/UFSM); e Carlos Eduardo Maia, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque está localizado no andar térreo do prédio da Decania do CFCH-UFRJ, campus da UFRJ na Praia Vermelha. As inscrições podem ser feitas no local e a entrada é franca.


 

Palestra com professor da University of Chicago no Instituto de Matemática

Na próxima quarta-feira, dia 15 de dezembro, acontece no Instituto de Matemática (IM-UFRJ) a palestra “Parsimonious Bayesian factor analysis when the number of factors is unknown", ministrada pelo professor associado da University of Chicago, Hedibert F. Lopes.
A apresentação trata do conceito matemático de inferência bayesiana, um tipo de inferência estatística que descreve as incertezas sobre quantidades invisíveis de forma probabilística.


O evento acontece às 15h30, na sala 116, Bloco C do Centro de Tecnologia, localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.

 


 

Exposição sobre Carlos Chagas Filho na Fiocruz

Em comemoração ao centenário de nascimento de Carlos Chagas Filho, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) inaugurou na última segunda-feira (6/12) uma exposição, lançou dois livros e promoveu uma récita de ópera.  

A mostra ficará  aberta ao público até maio de 2011, na sala 307 do Castelo da Fiocruz, campus de Manguinhos, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, das 10 horas às 16 horas. Em maio, a exposição poderá ser vista também na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. A entrada é gratuita.