Tome Nota

Faculdade de Educação realiza curso de extensão




CoordCOM

 

No próximo dia 16, acontece o curso de extensão universitária da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. Organizado pelo Projeto de Pesquisa e Extensão Cinema para Aprender e Desaprender (Cinead) do Laboratório do Imaginário Social e Educação (Lise) da FE-UFRJ, o curso conferirá certificado pela Pró-reitoria de Extensão Universitária (PR-5). O objetivo é aproximar professores e alunos da experiência do cinema.

A primeira parte do curso abordará temas como “o cinema como substituto do olhar; como arte; como pensamento e como manifestação de afetos e simbolização do desejo”. Já a segunda parte, após exibição de filmes dos irmãos Lumière, será proposta a experiência de “restaurar a primeira vez do cinema”, na produção de Minutos Lumière, em que os alunos filmarão os jardins da Praia Vermelha, inspirados numa prática das oficinas pedagógicas da Cinemateca Francesa.

O curso de extensão tenta um contato direto entre a pesquisa desenvolvida pelo Projeto Cinead e a sala de aula. O curso é destinado ao público em geral, preferencialmente professores da rede pública de ensino.

As aulas serão ministradas, das 9h às 16h, na Sala de Vídeo (222) da Faculdade de Educação, que fica no 2º andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha, no campus da UFRJ. O endereço é Avenida Pauster, 250, Urca. A entrada é franca.
Mais informações podem ser obtidas na página da FE-UFRJ.