Agenda

Casa da Ciência promove a exposição “Sensações do Passado Geológico da Terra”

A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o Departamento de Geologia da UFRJ, apresenta a exposição “Sensações do Passado Geológico da Terra”, de 8 de fevereiro a 15 de maio. A exposição estará aberta à visitação, de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 20h.

Os visitantes terão a possibilidade de conhecer os grandes eventos de transformação do planeta ao experimentar as sensações de um terremoto, acompanhar a evolução do homem, tocar em rochas de bilhões de anos, entre outras atrações. Além disso, serão oferecidas atividades paralelas, como Laboratório Sensorial, “contação” de histórias e cineclube. A exposição oferece também atividades especiais para escolas do ensino médio e professores.

A Casa da Ciência está localizada na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. A entrada é franca com distribuição de senhas no local. Mais informações sobre as atividades paralelas ou agendamento antecipado podem ser obtidas no flyer do evento.


Tec-Naval: inscrições até 10/02

Interessados no Programa de Qualificação Profissional de Técnicos da Indústria Naval (Tec-Naval) têm até o dia 10 de fevereiro para se inscrever no processo seletivo. O curso é oferecido pelo Laboratório Polo Náutico da UFRJ. São 30 vagas, sendo 15 para Madeira e Compósitos e as demais para Aço e Alumínio. É necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio até fevereiro de 2011.


A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet ou no próprio Laboratório, localizado à Rua Mauricio Jopert da Silva s/nº (atrás do prédio da Reitoria da  UFRJ). Veja mais informações em no site http://www.ufrjmar.ufrj.br.


Projeto promove integração para discutir diversidade sexual na escola

Diversidade sexual na escola. Como lidar com esse assunto delicado e, ao mesmo tempo, necessário e carente de discussões? Com o objetivo de promover o diálogo entre gestores da rede de educação e líderes de movimentos sociais, e estabelecer trocas que estimulem o surgimento de novas políticas públicas sobre o tema, a UFRJ promove, nos dias 30, 31 de março e 01 de abril, o “II Seminário Educação, Sexualidade, Gênero e Diversidade”.

As palestras acontecem no Salão Dourado, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado no campus da Praia Vermelha. Depois da abertura haverá atividades específicas, com gestores e movimento social separados; e, em seguida, todos juntos para debater, criar rede e promover diálogos.
A intenção é que gestores públicos e movimento social saiam dali com novas pontes e parcerias criadas,  contribuindo para formar uma rede de âmbito estadual e local que se articule na defesa e promoção dos direitos sexuais e humanos no contexto escolar.

As inscrições estão abertas até 21 de fevereiro exclusivamente a representantes de secretarias de educação, de programas e projetos governamentais e membros de organizações da sociedade civil que trabalham no campo da diversidade, direitos humanos, direitos sexuais, sexualidade e gênero.
Para obter mais informações sobre o projeto e inscrever-se, visite o site http://www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br/.

 


MEC avalia instalações do Centro de Ciências da Saúde

No próximo dia 8 de Fevereiro, a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação fará uma visita ao Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.
A visita terá início às 8h30 nos principais institutos do Centro, além da Biblioteca, do Restaurante Universitário e a Farmácia Universitária.


A UFRJ está em período de recredenciamento junto ao MEC e, por isso, suas unidades devem receber visitas entre os dias 7 e 9 de fevereiro, além de reuniões com docentes, alunos e técnicos da universidade.