Agenda

Aula inaugural de Gastronomia e Saúde

No dia 18 de março, será ministrada a aula inaugural da disciplina Gastronomia e Saúde, pela professora Eliana Fialho, diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ),  especialista em alimentos funcionais, antioxidantes e orgânicos. A aula marca o início do curso de Gastronomia na UFRJ, o primeiro oferecido por uma instituição pública de ensino superior no Rio de Janeiro.

O grande investimento na área gastronômica vem se tornando um atrativo, que serve de motivação para a formação de novos profissionais, que, pela crescente demanda, vêm buscando excelência de ensino. Aliada a isso, a proximidade dos grandes eventos esportivos que ocorrerão no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, abrem portas para cursos desta área no meio acadêmico, inclusive em instituições de ensino tradicionais.

O evento acontece no auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão, às 10h Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Centro de Ciências da Saúde, bloco K (subsolo), Cidade Universitária.


CNPq abre inscrições para o Prêmio José Reis 2011

Estão abertas as inscrições ao Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio é destinado a pesquisadores que tenham contribuído significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação mais conhecidas do público.

Em 2011, a categoria Jornalismo Científico premiará o jornalista profissional que se destacou na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa. O vencedor desta edição será agraciado com o montante de R$ 20 mil, troféu, passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG), em julho de 2011.

Os interessados têm até 20 de maio para se inscrever. O endereço é: CNPq – Serviço de Prêmios - SHIS Quadra 01 Conjunto B - Bloco B, 1º andar, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília, DF, CEP 71605-001. A documentação necessária para se candidatar é: ficha de inscrição preenchida; cópia do registro de jornalista do Ministério do Trabalho; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica; apresentação dos trabalhos, no mínimo cinco e no máximo dez, considerandos os mais importantes e relevantes.

Para saber mais consulte o site: www.premiojosereis.cnpq.br, ou o endereço eletrônico prêmios@cnpq.br.


Oficinas de reflexão sobre o trabalho

A Decania do Centro de Tecnologia começou a promover em março as "Oficinas de Reflexão sobre o Trabalho". Organizados pelo Núcleo Integrado de Aperfeiçoamento de Pessoas (Niap), os encontros vão acontecer quinzenalmente, sempre às segundas-feiras das 11h às 12h, na sala C da Decania.

Nas oficinas, os funcionários poderão compartilhar vivências discutindo questões importantes do exercício da profissão. Reflexão crítica da rotina administrativa, tomada de decisão, análise comportamental e temas que sejam causadores de conflito ou que interfiram no ambiente de trabalho e no desempenho profissional são alguns dos aspectos a serem abordados.

Para obter mais informações, telefone para (21) 2562-7455 ou envie e-mail para nlap@ct.ufrj.br.


Aula inaugural do programa de pós-graduação em Educação Física

No dia 16 de março, será ministrada a aula inaugural do programa de pós-graduação da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) pelo professor Heron Beresford, convidado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). “Temas, Problemáticas e Questões de Natureza Filosóficas Relacionadas com a Atuação de um Profissional de Educação Física” é o assunto a ser abordado na ocasião.

A aula será das 13h às 15h, no auditório Maria Lenk, localizado no prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ), Avenida Carlos Chagas Filho, 373,  2º andar, Cidade Universitária. A participação deve ser confirmada no e-mail posgrad@eefd.ufrj.br, pois há limite de 50 vagas.