De Olho na Mídia

As influências do cinema na saúde

 

Elisa Ferreira

 

Cinema é local de lazer, entretanto, alguns filmes podem ser considerados danosos à saúde. Médicos australianos, após casos de desmaios e enjoos, advertiram os cidadãos do país de que o filme 127 Horas, não é indicado para algumas pessoas devido ao realismo da cena de uma mutilação. Além dele, alguns filmes como Babel e Tropa de Elite causaram reações em alguns telespectadores, devido ao nível de realidade em cena.

Segundo Marisa Palacios, vice-diretora e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc-UFRJ), é possível que o sistema nervoso dos espectadores, ao se deparar com a realidade forçadamente, cause reações indesejáveis. Ela destaca, no entanto, que, para que saber mais sobre o assunto, é preciso um estudo aprofundado sobre os filmes e cada pessoa, avaliando faixa etária, sexo e histórico médico.

Do ponto de vista psicológico, Marisa acredita que a reação que o filme provoca não é diferente da sensação diante de uma situação semelhante na vida cotidiana. Para ela, a censura seria algo negativo, já que não há censura para a realidade. “Poderíamos dizer que essas coisas sem dúvida fazem mal à saúde. Mas não é possível simplesmente não exibi-las, elas não deixam de acontecer”, expõe a vice-diretora do Iesc.
Marisa ainda acredita que, apesar de algumas situações serem extremas e desconfortáveis, mesmo na vida real, apresentá-las no cinema é uma forma interessante de reflexão.

Filmes 3D

Alguns especialistas questionam as exibições de tecnologia 3D, que acrescentam maior realidade às cenas. Os riscos são reduzidos quando os óculos, que tem a finalidade de transformar a ilusão da tela em 3D, são utilizados de maneira correta e sem grandes frequências. Além disso, a predisposição para algumas doenças, principalmente dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, náuseas e até vertigem são fatores importantes para o mal-estar causado ao longo da sessão.

Marisa orienta para a higienização dos óculos: “qualquer coisa que se ofereça ao uso individual tem que ter padrões adequados de higienização, particularmente os óculos podem estar contaminados e produzir uma conjuntivite, por exemplo”. Algumas Secretarias de Saúde Brasileiras já se manifestaram a respeito da higiene do material e notificaram diversas salas de cinema para que façam a correta higienização dos óculos, mas, para isso, é necessária severa fiscalização.