No Foco

Ações reforçam segurança no campus

 

Elisa Ferreira

 
 

Durante as últimas férias dos estudantes da UFRJ, ocorreram alguns sequestros-relâmpago na Cidade Universitária, principalmente no eixo CT-CCMN-Reitoria. As pessoas eram abordadas por bandidos fortemente armados e levadas para o caixa eletrônico mais próximo para sacar dinheiro. Durante uma dessas tentativas de sequestro, no dia 24 de fevereiro, houve confronto entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro e bandidos. Um policial foi atingido, mas já está recuperado, e um dos assaltantes faleceu no Hospital Geral de Bonsucesso.

As vítimas procuraram a Divisão de Segurança do campus e as delegacias próximas, que notificaram o ocorrido à Secretaria de Segurança Pública. Dessa forma, a Prefeitura da UFRJ teve conhecimento e traçou um plano de ação para evitar que novos sequestros-relâmpago venham a acontecer, principalmente agora na volta às aulas. 


Algumas questões já foram discutidas no Conselho Universitário (Consuni), na sessão do dia 25 de fevereiro, quando Ivan Carmo, vice-prefeito, leu uma nota sobre medidas que a UFRJ tomou, desde janeiro, em relação aos acontecimentos. Além disso, no dia 1º de março, Ivan esteve no Instituto de Química por solicitação da congregação da unidade para transmitir informes e tranquilizar estudantes e funcionários.

O Prefeito Hélio Mattos está confiante nas resoluções e na ação policial e afirmou que é o momento de algumas precauções serem tomadas pelo corpo docente e discente da universidade: “Agora, para colaborar, todos temos que procurar estacionar nossos veículos sempre em local que possua controle de entrada e saída. Além de evitar colocar insulfilmenos veículos”.

Ações para fortificar a segurança do campus

Confira as ações que já foram realizadas para intensificar a segurança do campus:

- O assunto “Segurança Pública” foi discutido na última sessão da Plenária do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) e, após o encerramento, ocorreu uma reunião com o Tenente-Coronel Marcos Netto, comandante do 17º BPM, na qual foi apresentada a preocupação com o número insuficiente de viaturas na ronda ostensiva na Ilha da Cidade Universitária. O comandante se comprometeu a intensificar o policiamento com viaturas, motocicletas e o retorno da Policia Montada.

- O coronel Marcus Jardim Gonçalves do 1º Comando de Policiamento de Área, após o carnaval, recebeu o Hélio Mattos, prefeito da UFRJ, para que possamos reforçar a importância das ações que estão em curso pelo 17º BPM. Além disso, o Serviço Reservado do 17º BPM está na Cidade Universitária fazendo o trabalho de investigação, dando suporte ao serviço das viaturas da corporação.

-A Polícia Civil, através da 37ª DP da Ilha do Governador, está com investigadores no campus coletando dados que possam levar a desarticulação dessa quadrilha. O chefe da Seção de Investigação solicita que todas as vítimas registrem ocorrência imediatamente. Através dessas informações, escutas telefônicas e quebra do sigilo de cartão de créditos (autorizadas pela Justiça) muitas quadrilhas já foram desarticuladas. Desde 4 de março, a Policia Civil já realizou a prisão de alguns membros da quadrilha. Por isso, a Polícia Civil espera desarticular em breve toda a quadrilha.

- A direção da Divisão de Segurança da UFRJ (Diseg) está orientada a intensificar a ronda ostensiva na região CT- CCMN, onde a maioria dos delitos ocorreu.

- Todas as Decanias foram alertadas no CSCE para intensificarem o rigor no controle de entrada e saída de veículos dos respectivos estacionamentos.

- O reitor Aloisio Teixeira agendou, para a primeira semana após o Carnaval, uma audiência com o Vice-Governador Pezão para discutir como o Governo Estadual poderá apoiar a Secretaria de Segurança Pública nas ações realizadas na Ilha da Cidade Universitária.