No Foco

EBA lança concurso de identidade visual

 

Daniela Magioli

Ilustração: Zope

No ano em que completa 195 anos, a Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ) lança um concurso para estudantes e profissionais da área de Comunicação Visual e Design Gráfico, em busca de propostas para criação de uma identidade visual. O concurso vai eleger os três melhores trabalhos. O primeiro colocado será contemplado com um prêmio de R$ 5 mil, e os segundo e terceiro colocados, com certificados de Menção Honrosa.

A criação deve incluir três logos: uma representando a Escola de Belas Artes, afirmando sua história; a segunda simbolizando o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, ressaltando sua atualidade e perspectiva contemporânea; e, finalmente, um selo comemorativo dos 195 anos da EBA em alusão à criação de uma Escola que produz pesquisa em sintonia com o pensamento contemporâneo.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 2 de setembro. As fichas e demais informações sobre o concurso e editais podem ser encontradas no site da EBA.

Desde 1816, quando por Decreto-Lei de D. João VI, em 12 de agosto daquele ano, foi criada a Escola Real das Ciências Artes e Ofícios, oficializando o estudo de artes no Brasil, a EBA vem sendo testemunha das mudanças pelas quais passou a arte no Brasil. A EBA nasceu num momento em que a ordem para o pensamento dependia muito da influência europeia.

Por sua longa história, a Escola de Belas Artes congrega, na produção e no corpo docente, as marcas dessa trajetória. Dialogam hoje conceitos tradicionais e fundamentais de uma escola moderna que reforça e delineia os contornos de cada gênero artístico.