Agenda

II Seminário do Museu D. João VI

A Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA) e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais convidam para o “II Seminário do Museu D. João VI: Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos (XIX-XX)”, do dia 24 a 27 de maio. O evento festejará os 195 anos da EBA e reunirá pesquisas inéditas que contribuam para a revisão das abordagens sobre ensino artístico, historiografia da arte no Brasil e história das coleções, consolidando a importância dos museus como lugares de memória e produção de conhecimento. O seminário, que também ajudará a ressaltar a importância do Museu D. João VI e seu acervo, será realizado no auditório do sexto andar do prédio da Reitoria, na Rua Pedro Calmon, 550, na Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações no site http://joaosextoseminario.wordpress.com.




O cinema de Eduardo Coutinho na Letras

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ (FL), com o apoio do Setor Cultural e do Centro de Estudos de Ciência da Literatura da FL, realizam o ciclo de debates sobre “O cinema de Eduardo Coutinho”. O evento contará com a palestra de Consuelo Lins, professora da Escola de Comunicação (ECO-UFRJ), sobre “O Documental e o Ficcional no cinema de Eduardo Coutinho”, na próxima quarta, 25 de maio, às 11h. O debate será no Auditório E-2 da FL, na Avenida Horácio Macedo, 2151, na Cidade Universitária. Mais informações no site http://www.letras.ufrj.br/index.php?option=com_content&task=view&id=400&Itemid=59.


Religião e Ciência em debate no CFCH

O Observatório de Laicidade do Estado (OLE), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH), realizará a mesa redonda sobre “Religião e Ciência: acordos e desacordos na escola”, na próxima sexta, 27 de maio. O evento acontecerá no auditório Manuel Maurício de Albuquerque, no prédio do CFCH, no campus da Praia Vermelha, a partir das 14h.




Ciclo de conferências Ser em Platão

O Programa de Estudos em Filosofia Antiga da UFRJ (Pragma), o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Pronex – Faperj) de Predicação e Existência e o Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM) organizam a segunda parte do ciclo de conferências “Ser em Platão: conhecimento e opinião em República”, na próxima sexta, 27 de maio, às 15h. O convidado será o professor Francisco Gonzalez, da Universidade de Otawa, no Canadá.
O evento será realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (Ifcs), no Largo de São Francisco de Paulo, 01, Centro.


O imaginário medieval sobre o Além

Nos próximos dias 25 e 27 de maio, será realizado o encontro “O imaginário medieval sobre o Além: reflexões interdisciplinares e comparativas”. O evento, organizado pelo Programa de Estudos Medievais do Instituto de História (PEM-IH) da UFRJ, acontece entre das 14 às 18h, no Salão Nobre do IH/IFCS, localizado no Largo de São Francisco, 01 – Centro. As inscrições podem ser feitas até a data de início do evento, dia 25, na sala 325B do Ifcs, das 14 às 17h. A programação completa está disponível no site http://www.pem.ifcs.ufrj.br/programacao.htm.