No Foco

Equipe Didática: da Universidade para a Escola

 

 

Gisele Motta

 

A Equipe Didática é uma empresa que oferece aulas particulares para alunos do Ensino Fundamental ao pré-vestibular. Foi idealizada em 2009 por Marcelo Saint Martin, Arthur Bichmacher, João Roberto Magalhães e Ramon Ronê –alunos da UFRJ, que também davam aulas particulares.

Os estudantes tiveram essa iniciativa porque viam um grande problema na educação: “a Equipe Didática surgiu porque enxergamos que o sistema de educação no Brasil e na maior parte do mundo trata pessoas completamente diferentes como se fossem iguais”, comenta Marcelo. “Cada um tem interesses, aptidões, visões de mundo e ritmos de aprendizado próprios, mas, em sala de aula, todos se tornam uma turma, uma voz só. A consequência é que quem destoa um pouco da turma acaba sendo prejudicado. Diante desse quadro o Didática aparece para melhorar a situação.”

A Equipe é formada por estudantes das melhores universidades do Rio de Janeiro. Eles acompanham e orientam alunos, por meio de um ensino personalizado. “Não somente estudantes da UFRJ, mas também da Uerj e da PUC. Escolhemos da UFRJ porque, além de nós quatro termos estudado lá, a qualidade das pessoas que entra é boa. Aquelas pessoas que entram pelo vestibular da UFRJ já tem uma espécie de ‘credencial’”, explica Marcelo.

 Além de contarem com treinamento especial quando entram na Equipe, os universitários podem montar seus próprios horários de trabalho, de acordo com a disponibilidade. Para fazer parte da Equipe, os professores passam por uma prova de seleção. “Nas últimas contratações, fizemos uma parceria com a Insight, empresa júnior de psicologia da UFRJ, e ela ficou responsável pelo o processo seletivo”. Esse processo contou com prova, dinâmica e entrevista. Além disso, os professores assistem a uma palestra sobre a metodologia de ensino e os valores da empresa.

Segundo Marcelo, eles atendem estudantes de todas as faixas etárias. A maioria alunos a partir do sétimo ano, também com grande procura nos três anos de Ensino Médio. “Muitos dos nossos alunos têm seu primeiro contato com Física e Química apenas no final do Ensino Fundamental, e têm bastante dificuldade nessas novas matérias”.

No sistema da empresa os professores vãos até as casas dos alunos, percorrendo toda a cidade do Rio com grande flexibilidade de horário. O preço das aulas é calculado de acordo com a duração e frequência das aulas e tudo pode ser agendado pelo site.

Para conhecer mais acesse: http://www.equipedidatica.com.br/.