No Foco

Universitários pela paz

 

 

Thais Carreiro

 

A partir de julho acontece o “Universitários pela paz 2011”, projeto da UFRJ em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) que chega à sua 4ª edição. O evento deste ano traz como tema a tríade “Etnia, Raça e Gênero”, se encaixando na resolução A/64/169 da Assembleia Geral da ONU que declara o ano de 2011 como o “Ano Internacional dos Afrodescendentes”. Não apenas discussões sobre os afrodescentes, o evento abordará também outras questões como a homofobia e a questão da mulher no mundo.

O curso “Universitários Pela Paz” surgiu a partir de uma conversa que a professora Vanessa Batista, coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos da Faculdade de Direito (Ladih/FND/UFRJ), teve com o diretor do Centro de Informações das Nações Unidas do Rio de Janeiro (UNIC-RIO) no ano de 2007 no momento da visita da alta comissária dos Direitos Humanos da ONU ao Brasil. A conversa, que envolveu também outros professores da UFRJ ligados à área de Direitos Humanos, gerou a ideia de um convênio da universidade com a organização a partir de um curso de extensão.

O objetivo do projeto, de acordo com a professora Vanessa, é a formação de difusores de conhecimento para demonstrar o papel da ONU na sociedade. Os participantes conhecem o que a organização vem fazendo pelo mundo para além do que propõe sua carta de criação, na qual a “é uma organização internacional que visa à manutenção da Paz”. A partir de suas agências, a organização vem trabalhando em locais onde há a violação dos Direitos Humanos, nas questões das Metas do Milênio, dos refugiados e da mulher, por exemplo.

O curso, de acordo com a docente, deve inserir a faculdade em um marco internacional. “O estudante da UFRJ precisa entender qual é o papel do Brasil dentro da ONU e da ONU no Brasil. O aluno que chega para fazer o curso não tem noção do quanto a organização atua no país.” Os alunos participam na criação de projetos que envolvam os temas centrais, apresentando problemas e soluções às Nações Unidas. De forma inovadora, os projetos serão desenvolvidos em quatro etapas durante o segundo semestre de 2011, nas quais os alunos participantes terão acesso a questões por meio de eventos e palestras para concluir o curso com um projeto individual sobre um dos temas abordados ao longo do evento. Para além da formação profissional, o curso atua também na formação pessoal do indivíduo envolvido, afirma a professora.

 

O PROJETO

Nas três edições passadas, o projeto abordou questões como “60 anos da Declaração Universal Internacional dos Direitos Humanos” (2008), “Meio Ambiente e Impacto das Mudanças Climáticas” (2009) e “Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas” (2010). A primeira etapa, o “II Colóquio Internacional de Direitos Humanos da FND/UFRJ”, ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de junho na Faculdade Nacional da Direito. A próxima etapa será um Curso de Capacitação que será realizado em julho, na sede da UNIC-Rio, no Palácio do Itamaraty.