Tome Nota

Inscrições para o curso de gestão da Universidade Pública são prorrogadas

 

 

Em função da greve dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação, a Coordenação do Curso de Especialização em gestão da Universidade Pública Federal decidiu prorrogar as inscrições até uma semana após o término da greve. Desta forma, o calendário do curso e do processo seletivo fica sujeito à retomada das atividades.

O objetivo do curso é aprofundar os conhecimentos dos servidores técnico-administrativos sobre conceitos atuais de administração pública, democracia e planejamento, além de prover senso crítico que contribua para o domínio operacional do trabalho em questão.

O curso é gratuito e dirigido a todos os servidores técnico-administrativos da UFRJ e da Universidade do Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Do total de 50 vagas disponibilizadas, 40 serão para os funcionários da UFRJ e outras dez para os da UniRio.

Promovido pela Faculdade de Educação (FE), Instituto de Psicologia (IP) e Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, o curso tem duração de 18 meses, com total de 460 horas semanais. As disciplinas se darão em três eixos: Democratização e formação de políticas públicas, Recursos humanos e organizações e Processos de trabalho na universidade pública federal.

Poderão participar do curso funcionários que tenham pelo menos três anos de experiência relacionados com as áreas de gestão administrativa acadêmica, planejamento, execução, avaliação de projetos, auditoria interna, organização e métodos, orçamento, finanças, patrimônio, protocolo, arquivo, administração de desenvolvimento de pessoal, atendimento ao público e serviços de secretaria.

Seleção

A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas: de 28 de junho a 1º de julho haverá a análise da documentação entregue no ato da inscrição. Os nomes dos candidatos aprovados na primeira etapa, de caráter eliminatório, serão divulgados em 4 de julho, no site do curso. Já a segunda etapa, de caráter classificatório, será realizada de 5 a 9 de julho, e constará de entrevista em grupo para análise da justificativa do candidato para sua proposta de pesquisa e/ou trabalho de intervenção aos eixos do curso, disponibilizado no site e entregue no ato da inscrição. O resultado final será divulgado em 18 de julho.

O período de inscrição do curso vai até 27 de junho e a inscrição dos candidatos deve ser feita através do preenchimento de formulários encontrados no site do curso. A documentação deve ser entregue na sala 45 do Prédio do CFCH-UFRJ, das 10h às 16h. O CFCH fica no campus da Praia Vermelha da UFRJ, na Avenida Pasteur, nº 250, Urca.