Tome Nota

Exposição na Casa da Ciência é prorrogada até dezembro

 

 

A exposição “Sensações do passado geológico da Terra”, em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ, foi prorrogada até 18 de dezembro. Realizada em parceria com o Departamento de Geologia da UFRJ e com o patrocínio da Petrobras, do CNPq e da Faperj, a mostra é um convite ao público a entrar em contato com sons, cores, texturas, sabores e aromas de diferentes momentos da história da Terra, partindo de um período anterior ao surgimento da vida.

Instalações interativas espalhadas por sete diferentes ambientes, que representam grandes momentos de transformação do planeta, estimulam a participação do visitante e possibilitam uma experiência de imersão. O visitante poderá ver a animação simulada de um terremoto. Há também telas ativadas por sensor que ilustram o surgimento do oxigênio. Outra experiência passa pelo cheiro de uma das primeiras flores a surgir no planeta: a magnólia, bem como tocar em rochas de bilhões de anos.

Pessoas com deficiência têm a possibilidade de explorar com autonomia os ambientes, compreendendo o que está sendo visto, tocado e sentido por meio de alguns recursos de acessibilidade: iPods, com o conteúdo em Libras, e textos em braille. Também integra a exposição um vídeo bilíngue, editado a partir do Atlas Bilíngue, projeto do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

A exposição acontece de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados das 10h às 20h. Escolas e grupos devem agendar a visita pelo telefone (21) 2598-3051. As senhas são adquiridas no local para o laboratório sensorial.

A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo – Rio de Janeiro. Informações no site www.casadaciencia.ufrj.br e também pelo twitter @casadaciencia.