Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 167      17 de julho de 2007


Ponto de Vista

Um conto conta muita coisa

Kadu Cayres

imagem ponto de vista

Que os contos de fadas não nasceram infantis, não é novidade para ninguém. Eles fazem parte de um longo processo de elaboração e reelaboração de mitos e lendas, fundamental à formação e à compreensão da mentalidade das crianças. Entretanto, muita gente ainda não tem a capacidade de perceber isso. Não visualiza que, um simples conto como, por exemplo, “A Chapeuzinho Vermelho”, traz consigo informações e explicações a respeito de um mundo que os adultos deveriam dar aos mais jovens.

Mas, seria mesmo a grande função das histórias infantis estabelecer guias para o comportamento, fornecendo disciplina, amor ao próximo, cordialidade e coragem, ao invés de, simplesmente, maquiar a realidade? As crianças ainda se interessam por esse tipo de literatura? Visando discutir essas questões e outras mais, o Olhar Virtual convidou a escritora Georgina Martins, que coordena a Sala Monteiro Lobato da Faculdade de Letras (FL/UFRJ).

Olhar Virtual: A senhora concorda que o conto infantil faz a criança entrar em contato com questões complexas de forma sutil?

Georgina Martins: Bruno Bettlheim, psicanalista que se dedicou a crianças com distúrbio de comportamento, foi, se não me engano, o primeiro a defender essa tese. Para ele, o conto de fada é capaz de colocar a criança diante de situações conflituosas como, por exemplo, os medos que ela enfrenta: o medo da morte, o medo do abandono e o medo do desconhecido. Essas narrativas enquanto divertem, ajudam a criança a entender e a organizar o seu interior, favorecendo, dessa forma, o desenvolvimento de sua personalidade, além de contribuir para o seu crescimento e amadurecimento.

Olhar Virtual: Hoje em dia, as crianças ainda se interessam por histórias infantis?

Georgina Martins: Não existe, em minha opinião, criança que não se interesse por ouvir histórias, pois o ato de contar e de ouvir é muito mágico. O homem conta e ouve histórias desde que está no mundo, sobretudo para compreender o universo.

Olhar Virtual: Existe alguma fórmula para se produzir esse tipo de literatura?

Georgina Martins: É preciso deixar claro que o conto de fada tradicional é produto da oralidade, logo não conhecemos seus autores, mas sim os principais compiladores, como os irmãos Grimm e Charles Perrault.

É comum na literatura contemporânea, alguns autores revisitarem e reescreverem esses contos. Portanto, não acredito que fórmulas específicas possam dar conta da qualidade dos mesmos.

Olhar Virtual: Na produção de um conto de fadas contemporâneo, que questões não poderiam ficar de fora?

Georgina Martins: Isso é muito pessoal, varia de autor para autor, mas, na minha opinião, o que não pode ficar de fora, não pode e não deve ser ignorado é a qualidade literária do que se produz.

 

Anteriores