Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 192      26 de fevereiro de 2008


Tome Nota

Centro de atendimento ao idoso

Julia Vieira

imagem tome nota

Idosos acima de 60 anos com problemas psicológicos podem contar com o apoio do Centro de Doenças de Alzheimer e outras Desordens Mentais na Velhice (CDA), vinculado ao Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Qualquer tipo de problema psicológico, psiquiátrico ou neuropsiquiátrico - demências, depressão, ansiedade e psicoses – pode ser tratado no CDA, com exceção de casos de alcoolismo e abuso de drogas, tratados especificamente no Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas, o PROJAD.

O CDA é composto por um ambulatório para os idosos e um centro de dia, que atende pacientes com doença de Alzheimer ou demência vascular leve ou moderada em módulos de oficinas terapêuticas. Este centro tem como objetivo ajudar na manutenção e reabilitação das atividades da vida diária. Os pacientes passam tardes em atividades como culinária, jardinagem, oficinas de memória e interação social.

A equipe de apoio é composta por médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiras e fisioterapeutas, dentre diversos outros profissionais da área de saúde.

A primeira consulta é realizada por um psiquiatra que analisa o histórico de cada paciente e seus familiares, realiza testes e quantifica as eventuais queixas de memória, pedindo os exames necessários para cada caso. Após esta consulta inicial os pacientes são encaminhados para duas outras. A primeira com o setor de enfermagem, que passará orientações sobre o dia-a-dia da doença e a seguinte com uma assistente social, que orientará o idoso e sua família sobre os aspectos sociais de seu problema.

As consultas subseqüentes são marcadas e encaminhadas para as diversas equipes (psicologia, família, enfermagem, fisioterapia, oficinas terapêuticas). A triagem e os desdobramentos são realizados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Como marcar uma consulta?

A primeira consulta deve ser agendada no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 8h. Neste dia são distribuídas senhas na fila e são realizadas marcações até que se complete a agenda do mês, com capacidade para atender cerca de 50 pacientes.  O CDA fica na Av. Venceslau Brás, 71 – no Campus da Praia Vermelha. Não são feitas marcações por telefone.

Anteriores