Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 194      11 de março de 2008


De Olho na Mídia

Dívida midiática

Aline Pollilo

imagem ponto de vista

No final de fevereiro, foi anunciado pelo Banco Central que o Brasil poderia quitar toda a sua dívida externa. Entretanto, isso não gerou um alarde na população porque a maioria não consegue entender essa questão. Eles não sabem o que poderia mudar em suas vidas com o pagamento da dívida. Muitos políticos já a utilizaram como argumento para atacar os seus rivais, tentando criar um clima de caos. Percebemos também que a mídia diversas vezes faz uso desse assunto para posicionar o leitor, influenciando-o com a sua linha ideológica. Para analisar a cobertura que a mídia realiza da dívida externa, o Olhar Virtual procurou o professor do Instituto de Economia (IE), Fernando José Cardim.

De acordo com o professor, “os jornalistas atualmente enfrentam uma dificuldade natural em se adaptar às novas formas de relacionamento da economia brasileira com a economia internacional. Quando se fala que o problema da dívida externa desapareceu, pensa-se como se estivéssemos ainda nos anos 1980. Naquele período, a dívida externa era principalmente pública, que vem realmente diminuindo nos últimos anos. Mas a dívida pública foi substituída por dívida privada e mesmo por obrigações de outra natureza, como as criadas pelo investimento direto estrangeiro, que cria a expectativa de remessa de lucros e eventual repatriamento. Esta é a novidade atual: nossas relações financeiras com o exterior são de natureza principalmente privada e decorrem não apenas da acumulação de dívida privada com o exterior, como também de obrigações derivadas do recebimento de investimento direto. Em outras palavras, nosso passivo externo, isto é, a soma das nossas obrigações com o exterior, continua bastante elevada, mas é preciso ver as mudanças ocorridas no balanço de pagamentos desde os anos 1980 para entender isso”.

Fernando Cardim afirma, ainda, um dos principais erros cometidos pelos jornalistas é pensar apenas nas obrigações do governo e esquecer que nosso setor privado nacional endividou-se bastante nos últimos anos. Há toda essa entrada de capitais, a altas taxas de juros e, além disso, os investidores estrangeiros que vieram para o país também vão querer receber os seus lucros na sua própria moeda. Ele ressaltou que alguns jornalistas e políticos acreditam que a balança de pagamentos tenha desaparecido, mas o professor explica que ela só mudou de foco.

Questionado sobre os debates realizados por jornais e revistas de grande circulação, Fernando enfatizou: “é muito raro haver um debate proveitoso sobre qualquer coisa nos veículos de grande circulação. Esses veículos não são apropriados para a realização de debates. Se eles conseguirem atrair a atenção do público para temas sérios, que possam ser tratados nos veículos apropriados, já será muito bom”. O professor ressaltou também que a mídia especializada não contempla uma discussão sóbria sobre este tema por ser ele cercado de equívocos e ela acaba seguindo uma tendência generalista.

Em relação aos comentaristas econômicos, ele destaca que nos grandes jornais especializados, como o Valor Econômico, ou mesmo de interesse mais geral, como a Folha de São Paulo, por exemplo, isso não acontece. Fernando Cardim observa que há excelentes jornalistas, mas o espaço jornalístico é reduzido. Os leitores não estão normalmente interessados em muitos detalhes, porque todo mundo acha que já conhece o problema. Ele enfatiza que nos jornais há grande espaço dado aos economistas que trabalham para bancos, por exemplo, e que, naturalmente, são os porta-vozes de seus empregadores. Isto não quer dizer que falsifiquem argumentos, mas que sua visão é seletiva.

Sobre a moratória, Cardim não acha que a mídia a demonize, afirmando que ela não é resultado de escolhas, mas de ausência de opções. Ele explica que “um país só entra em moratória quando não tem mais recursos. Quando uma moratória se torna inevitável, é importante ter uma estratégia de renegociação adequada”. O professor cita o caso argentino de 2002, através de dura estratégia de negociação do governo Kirchner, o país diminuiu suas obrigações com o exterior. Entretanto, Cardim afirma que “se os argentinos pudessem ter evitado a moratória dos anos de 2001 e 2002, com certeza teriam feito”. Para o professor, as alternativas de pagamento não são explicadas de forma satisfatória para que o público leigo formule sua opinião a respeito da questão.

Anteriores