Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 204      20 de maio de 2008


Zoom

EBA condecora Faculdade de Medicina pelo bicentenário

Camilla Muniz

imagem zoom

Como parte das atividades em comemoração aos 200 anos da Faculdade de Medicina — completados em novembro deste ano —, será lançada uma medalha comemorativa em homenagem à mais antiga unidade da UFRJ. Criada em 1808, por D. João VI, por ocasião da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, a concepção da então Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia representava os primeiros investimentos na implantação do Ensino Superior no país.

Para celebrar o bicentenário da unidade, as comemorações tiveram início em 5 de novembro de 2007 e se estendem até o último mês de 2008.  Segundo Diana Maul, professora da Faculdade de Medicina e coordenadora de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS), as atividades comemorativas variam desde congressos científicos e sessões solenes até espetáculos musicais, exposições e bailes, além de atividades culturais e de congraçamento. “Na programação festiva dos 200 anos, estão incluídos eventos de iniciativa da própria Faculdade de Medicina e de iniciativas dos Centros Acadêmicos, das Comissões de Formatura, dos Departamentos, de grupos de ex-alunos, até mesmo de outras unidades da UFRJ e de outras instituições”, afirma.

Além de uma série de eventos, já estava prevista nos planos da Faculdade de Medicina a confecção de um selo e de uma medalha como parte das comemorações. De acordo com Diana, a unidade pleiteou no ano passado, junto à Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), a confecção de selo comemorativo oficial e também, junto à Casa da Moeda, a confecção da medalha. “Os Correios acolheram nosso pleito e o selo está em circulação, é encontrado na agência dos Correios do CCS, nas agências filatélicas e outras”, diz a professora. Entretanto, o pedido feito à Casa da Moeda, por sua vez, não foi acatado. “Como não foi possível o mesmo em relação à medalha, a Faculdade de Medicina decidiu mandar cunhar uma medalha comemorativa dos 200 anos. Solicitamos o apoio da Escola de Belas Artes, que se concretizou na colaboração extraordinária da professora Dalila Santos, responsável pela elaboração do belíssimo projeto e pela assessoria à unidade quanto a todos os aspectos desta realização”, acrescenta.

Dalila Santos é professora da Escola de Belas Artes e doutoranda do Programa de Pós-Graduação da unidade. Ela foi eleita por Ângela Âncora da Luz, diretora da EBA, para desenvolver o projeto para a Faculdade de Medicina. Com significativa experiência no assunto, Dalila já trabalhou como gravadora da Casa da Moeda do Brasil e desenvolveu medalhas para outros eventos — tais como as comemorações dos 150 anos da Mineração Morro Velho (a mina de ouro mais antiga do Brasil) e dos 50 anos do Estádio do Maracanã —, além de ter atuado na elaboração da medalha Rodolfo Albino e do logotipo da Farmácia Universitária para a Faculdade de Farmácia.

Para Dalila, cada modelo produzido é uma peça única. “Do ponto de vista da criação, cada medalha deverá ser única”, ressalta. “A confecção de uma medalha deve seguir normas para a sua realização, mas a medalha que está sendo preparada para a Faculdade de Medicina não é inspirada em nenhum outro modelo”, assegura a professora.  A medalha comemorativa dos 200 anos da Faculdade de Medicina deve apresentar no anverso a imagem de Asclépio, deus da medicina na mitologia grega e antigo símbolo da unidade, com a paisagem da Baía da Guanabara ao fundo. No reverso, será estampada a identidade visual desenvolvida pelo Marcus Dohmann, professor da EBA, que representa a marca atual da Faculdade. Segundo Dalila, “a idéia é enfatizar, em cada lado da medalha, os aspectos distantes de 1808-2008”. Após a etapa de conceituação visual e elaboração do projeto da medalha, a produção das peças será feita pela equipe da Casa da Moeda do Brasil, com o acompanhamento de Dalila. 

Medalha será lançada em solenidade no dia cinco de novembro

Segundo Diana Maul, “a Faculdade de Medicina da UFRJ, juntamente com a Faculdade de Medicina da UFBA, marcam o início dos cursos médicos no Brasil e a institucionalização dos estudos superiores”. Para marcar a importância deste fato, a UFRJ escolheu a unidade como tema de sua Agenda 2008, relembrando e contando a trajetória de 200 anos a cada mês. Além disso, a Faculdade de Medicina adotou uma nova marca-símbolo, que traduz a preservação das tradições e o reflexo dos novos tempos. Criada pelo professor Marcus Dohmann e oficialmente adotada na abertura do ano do bicentenário, em novembro de 2007, a nova marca está no material de divulgação de todos os eventos relacionados aos 200 anos e nos documentos oficiais da faculdade.

A coordenadora de Extensão do CCS destaca que as atividades comemorativas contam com a iniciativa e a ampla participação de docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos a fim de que as comemorações conquistem um espaço mais amplo na sociedade. “Para coordenar as atividades, a direção da Faculdade de Medicina constituiu uma Comissão das Comemorações dos 200 Anos, que se desdobra em Comissões Adjuntas de Finanças, de Divulgação, de Atividades Sócio-Culturais, de Atividades Científicas e da Nova Sede”, conta a professora.

Dentre os eventos que fazem parte da comemoração do bicentenário e que já foram realizados, estão a 1ª Semana Cultural Professor Lopes Pontes; o tributo ao ex-aluno Noel Rosa nos 70 anos de sua morte, intitulado “A Medicina dá Samba”; a recepção solidária aos calouros do primeiro semestre de 2008 promovida do Centro Acadêmico Carlos Chagas; o congresso em comemoração aos 30 anos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e a celebração do Dia Mundial da Saúde em sessão solene do CCS. Ainda estão na programação para este primeiro semestre o seminário “Reflexões sobre as práticas e saberes médicos no Brasil: da Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1808-2008)”, promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais; o encontro das turmas do curso médico da Faculdade de Medicina — a turma do sesquicentenário e as turmas do bicentenário; o IV Fórum de Linguagem, a ser realizado pelo curso de Fonoaudiologia, pertencente à Faculdade de Medicina e o II Congresso Regional RJ/ES da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM), que terá a UFRJ como um dos temas centrais.

De acordo com Diana Maul, o lançamento da medalha acontecerá na sessão solene do dia 5 de novembro, aniversário oficial dos 200 anos da Faculdade de Medicina. Embora não tenha sido decidido ainda um número exato de unidades a serem confeccionadas, a medalha integrará o acervo histórico da Faculdade e será distribuída aos membros da Congregação, autoridades e outros homenageados a serem definidos pela Congregação da Faculdade.

Anteriores