Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 226      24 de outubro de 2008


Zoom

Museu Nacional reabre salas com exposição sobre Domingos Vandelli

Vanessa Sol

imagem zoom

Gabinete Transnatural de Domingos Vandelli. Foi com essa exposição que o Museu Nacional (MN) reinaugurou seis salas de exposição, que estavam em reforma há três anos. A obra faz parte do projeto de revitalização do Museu Nacional, que prevê a recuperação de todo o Palácio e a transferência de suas coleções e departamentos de pesquisa para quatro novos prédios na Quinta da Boa Vista.

De acordo com o diretor do Museu, Sérgio Alex Azevedo, a reabertura das salas representa para o museu a abertura de 2/3 de seu espaço à visitação. “A reabertura de um espaço só acontece efetivamente quando conseguimos montar uma exposição nele”, ressalta Azevedo.

As obras envolveram restauração do acervo de animais taxidermizados, recuperação de telhados, pintura e reforma do piso de salas que abrigavam exposições tradicionais do museu, como a Sala da Baleia, que abriga o esqueleto de 16 m de uma Jubarte e a Sala dos animais Taxidermizados, que tem como um dos destaques um elefante adulto, que chega a medir três metros de comprimento.

Exposição

A exposição é elaborada em torno da figura de eminente médico e naturalista italiano, Domingos Vandelli. A mostra acontece através de um convênio entre o Museu Nacional e os museus de História Natural e de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Ela segue a lógica das relações históricas, culturais e científicas entre Brasil, Angola e Portugal; exibe não só o acervo das Universidades de Coimbra, mas também trabalhos artísticos contemporâneos inspirados no universo naturalista do século XVIII e o acervo do MN.

A exposição Gabinete Transnatural de Domingos Vandelli estará aberta ao público durante três meses, de terça a domingo, das 10 às 16h, no Museu Nacional – Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.museunacional.ufrj.br.

 

Anteriores