Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 261      04 de julho de 2009


Tome Nota

Transformando sorrisos



Vanessa Sol


Para as crianças que nascem com lábio leporino, conhecido também como fenda palatina, sorrir nem sempre é fácil. No Brasil, estima-se que cerca de cinco mil crianças nasçam por ano com o problema, que pode ser corrigido através de operação.

Para trazer bem-estar a essas crianças, a Operação Sorriso do Brasil  realiza, nos dias 6 e 7 de agosto, a partir das 8 horas, no espaço cedido pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), o recrutamento de pacientes para cirurgias gratuitas de lábio leporino. A expectativa é que 100 portadores sejam beneficiados. As cirurgias estão previstas para acontecer entre os dias 10 e 14 de agosto.

O trabalho da entidade conta com uma equipe multidisciplinar formada, exclusivamente, por voluntários que podem ser ou não da área médica. O cirurgião plástico Diogo Franco, do HUCFF, que é voluntário do projeto desde 2000, afirma que “a iniciativa traz uma nova perspectiva de vida àqueles pacientes, sobretudo os do interior do estado, que antes não tinham a oportunidade de realizar a cirurgia”.

Projeto
A Operação Sorriso do Brasil é um projeto que faz parte de uma organização de origem internacional sem fins lucrativos e que tem representantes em diversas partes do mundo. A iniciativa foi criada e desenvolvida com o propósito de oferecer a chance de reabilitação social completa aos pacientes portadores dessas deformidades. As localidades atendidas são, geralmente, comunidades onde a possibilidade de cirurgias reparadoras é remota ou  o número de pacientes é maior do que a capacidade local de tratá-los.

A Operação Sorriso do Brasil pretende dar aos portadores dessa enfermidade a chance de  uma vida digna. A ação acontece em conjunto com autoridades públicas nacionais e associadas a entidades especializadas da área médica.. O recrutamento e o tratamento são direcionados a pessoas de todas as idades, priorizando as cirurgias em crianças. A organização oferece alojamento para os pacientes e seus acompanhantes.

Serviço
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (021) 7152-3855 e (011) 3443-1710. O HUCFF fica na rua professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Veja a matéria pela WebTV da UFRJ.




Anteriores