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Edição 265      02 de setembro de 2009


No Foco

UFRJ sobre duas rodas

Igor de Matos


Alternativas limpas e seguras para o transporte individual, as bicicletas devem começar a tomar conta da UFRJ nos próximos meses. As obras para a construção da ciclovia da Cidade Universitária começaram em junho e a previsão é de que sejam concluídas no mês de setembro. 

Seguindo os exemplos bem-sucedidos de cidades como Paris e Amsterdã, que adotaram projetos de empréstimos de bicicletas, a UFRJ terá seu próprio programa, que deixará cerca de 400 bicicletas à disposição da comunidade acadêmica.

De acordo com Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária, a bicicleta traz vantagens: “Você pode se deslocar mais rapidamente e ainda há uma influência positiva na sua saúde”, defende. A preocupação ambiental não foi esquecida pelo prefeito: “É um meio de transporte não poluidor”, enfatiza.

O Projeto

A ciclovia universitária abrangerá todo o campus da ilha. “Ela começa na avenida Carlos Chagas Filho, passa por toda a avenida Horácio de Macedo, pega a Pedro Calmon e vai até a Vila Residencial”, explica Hélio. Serão 5.425 metros de faixas e pistas para bicicletas.   

Adequando-se à especificidade de cada área da Cidade Universitária, a ciclovia pode se apresentar de variadas formas. Em sua maior parte, a via será composta por uma faixa delimitada por prismas na pista. Porém, em algumas áreas, será construída sobre a calçada ou adjacente a ela. Em locais onde não há calçada, a ciclovia será construída sobre o terreno.

A princípio, está prevista a compra de cerca de 400 bicicletas para servirem os membros da UFRJ. Para organizar melhor o empréstimo dos veículos, um sistema próprio foi desenvolvido. Os principais centros da Cidade Universitária, como o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), o Centro de Tecnologia (CT), o Restaurante Central, entre outros, contarão com contêineres que armazenarão as bicicletas. ”Para retirar a bicicleta, o usuário terá que apresentar seu cartão de identificação”, explica o prefeito. Para obter o cartão, será necessário fazer o cadastro na Intranet da UFRJ.

Os postos de empréstimo e devolução serão contêineres distribuídos pela universidade. A estimativa é de que sejam instalados entre 10 e 12 postos. Cada um contará com câmera de segurança, computador ligado ao servidor central, sistemas de monitoramento, além das bicicletas.

Custos

A construção dos mais de 5 mil metros da ciclovia necessita de um aporte financeiro especial. Serão gastos mais de 115 mil reais com as obras para a realização das pistas e faixas da ciclovia da universidade. Além das obras, serão comprados materiais para uso permanente, como computadores, as bicicletas e os contêineres. Para adquirir esse material, o gasto esperado é de 100 mil reais. Assim, somadas as duas partes, a ciclovia deve custar em torno de 215 mil reais.

A ideia é que esse dinheiro seja mais um grande investimento para melhorar a qualidade de vida dos milhares de pessoas que transitam diariamente pela Cidade Universitária. O transporte interno e externo sempre foi apontado como um dos principais problemas da UFRJ e o esforço da universidade nesse aspecto é essencial para a construção de uma universidade mais integrada.

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