Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 272      20 de outubro de 2009


No Foco

Aumenta expectativa pelo concurso de acesso aos cursos de graduação 2010



Vanessa Sol


Todos os anos milhares de estudantes que terminam o ensino médio vivem a expectativa de ingressar na universidade. Este ano, a UFRJ traz novidades para os candidatos. Muitas delas já são conhecidas, como é o caso da utilização do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), definido como primeira etapa do concurso de acesso aos cursos de g raduação 2010 da instituição. A outra é a gratuidade das inscrições. Quem ainda não se inscreveu tem até sexta, dia 23, para efetivar a inscrição, que será feita somente pela internet.

Apesar das mudanças, a segunda fase do concurso manterá o modelo de provas discursivas. Na opinião do professor Luiz Otávio Langlois, coordenador da c omissão do concurso, este é um “modelo de prova inteligente, que avalia a capacidade de raciocínio, de articulação e de expressão do candidato”. Serão dois dias de provas discursivas: no primeiro, os estudantes farão as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Redação e uma prova específica do grupo do curso escolhido. Já no segundo dia serão duas provas específicas, também do mesmo grupo.

As provas da segunda etapa estão marcadas para os dias 9 e 10 de janeiro de 2010, com a duração de cinco horas em cada dia. No entanto, “o calendário pode sofrer alterações para se adequar às datas do Enem”, afirma Langlois. As provas do Teste de Habilidade Espec ífica (THE), a princípio marcadas para 23 e 24 de janeiro de 2010, também podem sofrer alterações. Os candidatos considerados aptos no THE nos últimos dois anos estarão isentos de fazer o teste novamente.

O coordenador explica que, no ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico e colocar o seu número oficial da inscrição do Novo Enem 2009 e o CPF.  Para a convocação da segunda etapa do concurso, a UFRJ utilizará a soma das notas das provas do Novo Enem, em ordem decrescente, e chamará um número de candidatos igual a quatro vezes o número de vagas oferecido por cada curso.

Este ano a UFRJ está oferecendo 8.274 vagas. Segundo Langlois, aumentar a oferta de vagas e de cursos a cada ano tem se constituído um dos grandes esforços da universidade. “A UFRJ vem trazendo novos cursos, muito bem vistos, que estão afinados com os novos tempos, atendendo às demandas do mundo globalizado e do futuro do país”, destaca. 

No último concurso de acesso aos cursos de graduação 2010 da UFRJ, a surpresa na relação candidato/vaga ficou por conta dos cursos de Engenharia do Petróleo e Geologia. Para es te ano, o coordenador acredita que o quadro permaneça semelhante ao do ano anterior. “As áreas associad as à extração de petróleo, em nosso estado, estão em alta. A tendência é que a procura por esses cursos se mantenha elevada, além de área de Medicina, que todos os anos também é muito procurada”, enfatiza.
De acordo com o coordenador, a inserção do Novo Enem como parte de critério de seleção do concurso de acesso aos cursos de graduação da universidade “é importante do ponto de vista da política nacional de educação”, pois o novo exame tem a mesma preocupação pedagógica que a UFRJ ao elaborar as questões.  “O Enem tornou-se um sistema poderoso de avaliação do ensino médio e passa a ser também um instrumento de seleção. Diante da proposta pedagógica, faz todo sentido a UFRJ utilizá-lo como critério”, finaliza.

Serviço:

O edital na íntegra pode ser acessado através do endereço eletrônico www.acessograduacao.ufrj.br. Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo telefone do Disque- acesso UFRJ, (21) 2598-9430, nos dias úteis, das 9 às 17h.

 

 

Anteriores