Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 279      09 de dezembro de 2009


Tome Nota

Pratique ciência no Curso de Férias 2010 da UFRJ

Vanessa Sol

Já estão abertas as inscrições para os cursos de férias oferecidos pelo Instituto de Bioquímica Médica e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Programa de Extensão Universitária (Proext). Os cursos são gratuitos e destinam-se a professores e alunos do ensino médio. Os participantes poderão escolher entre os dois temas oferecidos para o próximo ano: “Fermentação: de Pasteur aos dias de hoje” e “Alimento, o combustível do corpo. Por que comer?”.

Através de experimentos e discussões, os participantes terão subsídios para descobrir como a fermentação interfere na vida do ser humano, qual é a importância da alimentação para o organismo e o que pode ser feito para se gastar a energia consumida.

As aulas começam em 18 de janeiro e terminam no dia 29 de janeiro de 2010, para professores. Já para os estudantes, as aulas vão de 25 a 29 de janeiro, sempre das 9 às 17 horas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de dezembro pelos telefones 2270-1635 e 2562-6762, pelo e-mail cferias@bioqmed.ufrj.br ou no próprio Instituto de Bioquímica Médica, que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco E, sala 38, na Cidade Universitária – Rio de Janeiro. As inscrições serão confirmadas por carta até o dia 30/12.

Os participantes que não comparecerem no primeiro dia de aula terão a inscrição cancelada. O candidato que optar por fazer a inscrição por e-mail deverá preencher o formulário abaixo.

Formulário de inscrição:
 
Participante:
( ) Aluno do ensino médio
( ) Professor do ensino médio

Escolha do tema:
( ) Fermentação: de Pasteur aos dias de hoje
( ) Alimento, o combustível do corpo. Por que comer?

Já participou de algum Curso de Férias do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ?
( ) SIM. Qual? ______________
( ) NÃO

Anteriores