Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 279      09 de dezembro de 2009


Zoom

Incubadora da Coppe/UFRJ assina com empresas inovadoras.



Carla Beatriz Araújo


Trinta e oito empresas recém-criadas foram selecionadas pela Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) para receber investimentos no valor de R$ 120 mil do programa Prime (Primeira Empresa Inovadora) com os recursos da Lei de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

O Prime apoia as empresa na fase de nascimento, possibilitando aos empreendedores dedicarem-se integralmente ao desenvolvimento dos produtos e processos inovadores originais e à construção de uma estratégia vencedora de inserção no mercado. A Incubadora é umas das 17 incubadoras-âncora espalhadas por várias regiões do país, parceiras do Programa Prime e responsável pela seleção dos empreendimentos e repasse direto dos recursos.

As empresas aprovadas - todas com até dois anos de existência - apresentaram projetos inovadores em diferentes áreas de negócio, como meio ambiente, tecnologia da informação, design, moda, petróleo, energia e gestão. A primeira parcela do investimento será liberada ainda este ano. Esses recursos são destinados para gastos com investimentos em gestão de negócio e para contratação de consultorias de mercado em áreas consideradas relevantes para a empresa como recursos humanos, formulação estratégica e inovação.

Para Lucimar Dantas, gerente da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, que participou do processo de seleção, os primeiros investimentos devem ser alocados nas áreas de marketing e estratégia. “Esses setores devem ser o pontapé inicial para as empresas começarem. Estudando o mercado, criando uma estratégia comercial e desenvolvendo uma identidade visual para a empresa poder se apresentar ao mercado”, confirma a gerente. Com a Incubadora, as empresas recebem assessoria e capacitação na área de marketing, como também nas áreas de finanças, imprensa, jurídica e gerencial.

No mercado, a cada três novas empresas que surgem, duas não conseguem sobreviver aos primeiros anos. A Incubadora da Coppe e os investimentos de programas como o Prime tentam reverter essa situação dando apoio e subsídios para que as novas empresas com projetos inovadores se mantenham lucrativas e alavanquem o setor de pesquisa e desenvolvimento do país nos próximos anos.

Entre as residentes da Incubadora, o índice de sobrevivência muda e duas de cada três novas empresas sobrevivem aos problemas e dificuldades dos primeiros anos. O êxito das empresas que se graduam é diretamente ligado à grande qualidade intelectual dos ex e atuais alunos da UFRJ que estão por trás das novas empresas, e a parceria constante com os laboratórios de pesquisa da universidade. “O resultado da excelência da pesquisa e desenvolvimento da UFRJ a gente consegue ver aqui na Incubadora”, afirma Lucimar Dantas.

Incubadora completa 15 anos de existência e recebe mais cinco empresas residentes.

O Conselho Diretor da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, que este mês completa 15 anos, aprovou a chegada de mais cinco novas empresas voltadas para o desenvolvimento de inovações tecnológicas: Confiance Medical, ICE, Nano Select, NMKT e SIM. Com elas, a Incubadora da Coppe passa a assessorar 19 empresas.

As empresas foram selecionadas segundo os critérios de inovação, interação com a UFRJ, viabilidade técnica financeira e de mercado, além do perfil empreendedor dos administradores da empresa.

Segundo Lucimar Dantas, gerente da Incubadora, das 38 empresas que receberam o investimento do Prime repassado pela Incubadora, a Confiance Medical - parceira do Laboratório de Engenharia Biomédica da Coppe na realização de pesquisas e desenvolvimento de produtos inovadores para a área médico/hospitalar – é a única das cinco novas residentes que não é formada por ex ou atuais alunos da UFRJ.

Durante os 15 anos de existência da Incubadora, além das 19 residentes, mais de 40 companhias já passaram pela instituição e hoje são reconhecidas como empresas graduadas.

Anteriores