Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 310      31 de agosto de 2010


No Foco

Evento comemora 90 anos da UFRJ

Márcia Guerra

 
 

Em 1920, o decreto 14.343 criou a primeira instituição de ensino superior do Brasil. A Universidade do Rio de Janeiro, como foi inicialmente chamada a UFRJ, reunia as escolas de ensino superior que foram instaladas em território brasileiro, a partir da chegada da família real, em 1808. Ao longo do tempo, a instituição atravessou reformas e mudanças, recebeu novas unidades, tornou-se a principal referência nacional de ensino superior e participou, de forma relevante, de fatos da história brasileira.

Para comemorar essa trajetória que completa 90 anos este mês, a UFRJ realiza, no próximo dia 8 de setembro, uma série de atividades no auditório do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária.  O evento contará com apresentação de música clássica, exposição e lançamento de publicações.

A abertura da celebração está prevista para as 15h e terá a presença do reitor Aloisio Teixeira e da vice-reitora Sylvia da Silveira Mello Vargas. Após exibição de um vídeo institucional, a programação prossegue, às 16h, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ.

Às 17h30, acontece o lançamento do livro “Universidades e lugares de memória II”, de Andrea Cristina de Barros Queiroz, historiadora e responsável pelo Projeto Memória do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI-UFRJ), e Antônio José Barbosa de Oliveira, professor do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc-UFRJ). Em seguida, será apresentada a reedição da obra A universidade do Brasil: das origens à reconstrução, de Maria de Lourdes Fávero, pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes) da Faculdade de Educação (FE-UFRJ).

Durante as comemorações de aniversário da universidade, será inaugurada a exposição UFRJ 90 anos, que vai regatar, através de textos e imagens, a memória da primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil e sua contribuição para a produção do conhecimento e do pensamento crítico e reflexivo em momentos decisivos da história brasileira.

Anteriores