Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 318      4 de novembro de 2010


No Foco

Educopédia: Estudando através do computador

Marlon Câmara

 
 

As tecnologias digitais e a internet permitem que tarefas cotidianas sejam realizadas de maneira mais rápida e simples, proporcionando uma relação diferente entre as pessoas e seus afazeres. É a partir desse conceito que o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ desenvolveu a Educopédia, uma plataforma virtual na qual os alunos de Ensino Fundamental podem ter aulas de forma diferente e divertida.

Com uma interface simples e didática, o funcionamento da plataforma se dá através de aulas auto-explicativas on-line, às quais alunos e professores podem ter acesso a qualquer hora, desenvolvendo temas e habilidades estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ). As atividades são separadas por disciplinas e séries e divididas em 32 aulas digitais correspondentes às semanas do ano letivo.

“O site se destina principalmente a estudantes do 2o ao 9o ano do Ensino Fundamental das redes municipais do Rio de Janeiro, somando cerca 600 mil alunos e 1200 escolas”, explica Ana Lucia Rodrigues, assessora de comunicação do NCE. “A Escola Municipal Grécia foi a primeira a utilizar a Educopédia, com a professora Gabriela Silva, mas outras instituições também já estão aderindo, usando, por enquanto, nos laboratórios de informática”.

Uma das principais vantagens da estrutura da Educopédia são as anotações virtuais que podem ser escritas pelos alunos, avaliando seus desempenhos nas disciplinas, que podem ser acessadas pelos professores, permitindo maior liberdade do estudante de expor suas impressões sem contato direto com o educador. Além disso, as atividades disponíveis podem incluir vídeos, animações, podcasts, quizzes e jogos, visando a apresentar uma nova experiência educacional a partir da utilização da tecnologia. “A plataforma fornece ainda um conjunto de ferramentas para formar redes sociais como blog, chat, wiki, microblog e agenda, o que permite a criação de comunidades dedicadas à construção do conhecimento”, afirma Ana Lucia.
“O principal objetivo da Educopédia é tornar a educação mais atraente para as crianças, além de promover uma mudança de paradigma na educação brasileira, trazendo a oportunidade de tornar o aluno um aprendiz inserido no conhecimento social e o professor como um arquiteto da aprendizagem”, conclui a comunicadora.

O site para acessar a plataforma é o www.educopedia.com.br. O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, apresenta somente aulas de Matemática e Língua Portuguesa. As previsões são para que no início de 2011 o site inclua todas as disciplinas do Ensino Fundamental e seja a principal ferramenta pedagógica do ginásio carioca. Também a partir de 2011 a Educopédia começa a testar um algoritmo adaptativo que visa à criação de aulas digitais adaptadas pelo próprio sistema ao estilo de aprendizagem dos alunos.

Anteriores