Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 328      22 de fevereiro de 2011


Zoom

Instituto de História da UFRJ recebe os primeiros alunos



Pedro Barreto

 

A partir de março, a mais nova unidade da UFRJ receberá seus primeiros alunos. Através da resolução 27/2010, aprovada na sessão de 9 de dezembro último do Conselho Universitário (Consuni), o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) transformou-se no Instituto de História (IH) da UFRJ. “Será um semestre e, talvez, um ano em que ainda vamos ter que nos adequar a uma nova realidade. Mas estamos recebendo todo o apoio da Reitoria, das pró-reitorias, do CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) e de unidades como a Faculdade de Educação (FE) e o próprio Ifcs. Por isso, acredito que, sim, vamos estar preparados para receber os novos estudantes”, afirma Fábio Lessa, diretor da unidade.

Lessa ocupava o cargo de chefe do extinto Departamento de História do Ifcs-UFRJ; agora, tem a missão de comandar a equipe do IH-UFRJ e enfrentar todos os seus desafios. A previsão é que haja cerca de 1500 alunos inscritos nos cursos de graduação e pós-graduação, número superior ao do próprio Ifcs, de acordo com o diretor. “Já tínhamos uma configuração de unidade antes. O que muda é que agora teremos mais autonomia de ação junto ao CFCH e à própria Reitoria. Além disso, teremos mais independência para fechar convênios com outras universidades e até com a iniciativa privada”, argumenta.

Perspectiva de expansão

Para os próximos dez anos, o diretor espera aumentar para dois mil o número de alunos. Tal crescimento trará a necessidade de incremento do corpo docente e de funcionários técnico-administrativos. Atualmente, segundo Lessa, o IH-UFRJ conta com 40 professores, o que totaliza uma relação de 38 alunos para cada docente. A meta é de, nos próximos anos, alcançar um número próximo de 60 professores e uma média de 25 alunos por docente, algo próximo da proporção 18/1 considerada satisfatória pelo Ministério da Educação. “Sabemos que os números de hoje não são os ideais. Mas se o governo federal mantiver o apoio que tem dado nos últimos anos, acho que temos chances de diminuir essa distorção”, analisa Lessa.

O corpo técnico-administrativo já está sendo reforçado. Dos anteriores quatro funcionários, o IH-UFRJ acabou de receber outros sete, mas Lessa espera chegar a 16. “Seremos uma unidade enxuta em relação às demais. Mas o que temos hoje posso dizer que são funcionários que ‘vestem a camisa’ e que ajudarão a consolidar este projeto”, avalia o diretor.

Para comportar o crescimento esperado, Lessa já planeja a expansão do IH-UFRJ. Inicialmente, a unidade vai continuar funcionando no mesmo local onde funcionava o Departamento de História, no 2º andar do prédio do Largo de São Francisco, o mesmo que abriga o Ifcs-UFRJ. Para isso, as direções do Ifcs e do IH planejam a criação de um comitê gestor, que terá a responsabilidade de gerenciar o espaço físico e as decisões comuns dos dois institutos. Desde já, salas que estavam desativadas voltarão a ser utilizadas. Com a medida, o IH-UFRJ ganhará cerca de 380 m2 de área. “Esse espaços estão começando a ser reformados com recursos dos programas de pós-graduação e da Reitoria. Com isso, teremos mais uma sala de aula em funcionamento já em março, além de outros espaços para laboratórios de pesquisa e auditórios”, esclarece o diretor.

Apesar de dizer que, inicialmente, a ida para a Cidade Universitária não está nos planos, Lessa também não descarta essa alternativa em um futuro próximo. “Nossa posição sempre foi dialogar ao máximo com a Reitoria. De fato, aqui, temos poucas perspectivas de ampliação. Por isso ainda não temos uma decisão fechada. Mas vamos precisar discutir o que o Plano Diretor propõe para a gente”, afirma o diretor, segundo quem, a unidade seria instalada no complexo de Ciências Humanas, onde hoje está localizada a Faculdade de Letras. “Me parece que há uma movimentação para algumas unidades. Mas, volto a dizer que nossa preocupação agora é funcionar enquanto unidade a partir de março”, diz Lessa.

Nova estrutura acadêmica

Entre as novidades na estrutura acadêmica, está a transição do modelo departamental para uma organização a partir de setores: História Antiga, História Medieval, História Moderna e Contemporânea, História do Brasil, História das Américas, Teoria e Metodologia da História e História da África, que entra em funcionamento a partir do primeiro semestre de 2011. A mudança faz parte de uma reestruturação maior planejada pela nova direção da unidade. De acordo com Lessa, a proposta é realizar uma modernização do currículo. “Precisamos valorizar a junção entre ensino e pesquisa e ampliar as atividades de Extensão, que é, inclusive, uma reivindicação do corpo discente”, diz o diretor que pretende ainda promover atividades para a comunidade aos sábados. “Foi uma experiência de muito sucesso no semestre passado e agora pensamos em torná-la permanente”, afirma Lessa.

Outra mudança está na estrutura da nova direção da unidade. Além do diretor-geral para tomar todas as decisões, foram criados os cargos de diretor-adjunto de Graduação e Extensão, docente responsável por, entre outras atribuições, planejar, organizar e administrar os cursos em nível de graduação; e diretor-adjunto de Administração, funcionário técnico-administrativo encarregado pelo planejamento, organização e execução das atividades referentes à administração dos serviços de apoio técnico-administrativo, entre outras funções. “Este último é uma inovação que estamos propondo, pois resgata o poder dos funcionários. As decisões no IH-UFRJ serão tomadas pelo diretor, mas a partir de um consenso com os dois diretores. Acho que poucas unidades contam com essa presença decisória dos funcionários que a gente vai ter”, explica Lessa.

Anteriores