Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 346      12 de julho de 2011


Tome Nota

Curso de Férias no Pólo Xerém

Gisele Motta

 

Esse mês começa a primeira edição do curso de férias do Pólo Xerém, o “Por dentro da Célula”. O curso visa atrair a atenção de estudantes do ensino médio da região para a área científica. A iniciativa contou com quase 100 inscrições e foram selecionados 15 alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Xerém para participar.

O curso “Por dentro da Célula” está dentro de um programa maior, a Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, um programa que envolve 17 universidades públicas brasileiras e que busca a melhoria das condições de ensino de ciências a jovens carentes de todo o país. Inúmeras atividades são desenvolvidas pelo programa, mas duas ações constituem a sua espinha dorsal: estágios e cursos experimentais de curta duração, como o “Por dentro da Célula”.

— A ideia geral é despertar a vocação pela ciência, estimular o raciocínio crítico sobre questões científicas e melhorar o ensino básico na área, através do desenvolvimento de experimentos práticos — comenta a professora Luísa A. Ketzer, uma das coordenadoras do curso de férias e professora adjunta no Polo Xerém.

O curso tem duração de uma semana (80 horas) e é totalmente prático, explica a professora. “Não existem protocolos experimentais prontos; o aluno é quem pensa e desenvolve os experimentos. O espírito crítico e a criatividade são estimulados ao máximo durante o curso.”.

As aulas serão realizadas em um laboratório de Ciências do Polo, sendo que as atividades experimentais iniciam-se no dia 24/07 (tarde) até irão até o dia 28/07 (tarde). No encerramento do curso (29/07), os alunos realizarão uma apresentação não formal dos resultados obtidos durante a semana. Os monitores do curso são alunos de iniciação científica do Polo e do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ previamente treinados e que participaram de todas as etapas da organização do curso.

Para a Ketzer esse tipo de iniciativa é importante, especialmente partindo de dentro do meio acadêmico. “A Universidade tem um papel muito importante em divulgar a ciência e incentivar a busca pelo conhecimento científico, em um país onde uma pequena porcentagem da população tem acesso ao ensino superior. Iniciativas que aproximam a sociedade à comunidade acadêmica devem ser estimuladas.”
O polo de Xerém é um centro acadêmico localizado no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Instalado em 2008, oferece três cursos de graduação, voltados para a área científica-tecnológica: Biotecnologia, Biofísica e Nanotecnologia. O polo de Xerém exemplifica a preocupação com a divulgação científica e promoção de conhecimento em nível superior. O curso de férias expande mais essa proposta, levando o incentivo à ciência para o nível médio.

Anteriores