Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 354      6 de setembro de 2011


No Foco

Primeira turma de Gastronomia inicia aulas

 

 

Júlia de Marins

 

Começaram em agosto as aulas da primeira turma do mais novo curso de graduação da UFRJ: Bacharelado em Gastronomia. Existente em apenas outras três universidades públicas no Brasil – federais da Bahia, do Ceará e de Pernambuco –, a carreira estreou no vestibular de 2011 com apenas 20 vagas e apresentou a maior concorrência do processo seletivo. Criado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC-UFRJ) e coordenado pela professora Nilma Morcef, o curso foi planejado ao longo de dois anos e projetado para dar aos alunos uma formação completa e ampla. Segundo a coordenadora, “foi tudo muito pensado. A partir da proposta de ampliação das vagas na universidade devido ao Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), o INJC resolveu colaborar com a expansão criando o Bacharelado em Gastronomia. Então, foi feito um estudo junto ao setor de Gastronomia e outros cursos para analisar a questão e colocá-la em prática da melhor maneira possível”.

Ao ultrapassar Medicina na relação candidato/vaga, Gastronomia mostrou-se  uma área de grande interesse e expectativa por parte dos estudantes. “O fato de o curso ter sido o mais concorrido comprovou a existência de uma demanda social reprimida referente à carreira; afinal, ela não existia como opção em nenhuma universidade pública do estado. Além disso, não há cursos com as características que nós apresentamos.” Para ela, o que diferencia o projeto da UFRJ dos demais existentes em instituições particulares são as propostas do curso e a qualidade da própria universidade. “Nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma capacitação não só voltada para a técnica gastronômica, como é comum acontecer, mas para a saúde, o comprometimento social e a administração de negócios também. Ademais, a UFRJ é reconhecida por sua natureza ligada à pesquisa e à contribuição para  a comunidade, o que certamente reforça nosso caráter único”, ressaltou Morcef.

Segundo a professora, o curso seguirá uma estrutura baseada na divisão das disciplinas em quatro eixos: Hospitalidade, Alimentos, Gestão e Prática, que capacitarão os estudantes para atuarem em diferentes segmentos do mercado de trabalho. “O primeiro eixo é referente ao turismo, já que  é uma atividade fortíssima no Rio de Janeiro e merece grande atenção. O segundo está ligado ao estudo das culinárias francesa, brasileira, regional, entre outras. Já o terceiro eixo permitirá que os alunos tenham noção de administração de empresas do ramo da gastronomia, como forma de combater as estatísticas que mostram o grande número de estabelecimentos que fecha após dois anos de funcionamento por má gestão. Por fim, o último agrupa as disciplinas de iniciação científica e atividades complementares para os alunos exercitarem o que aprenderam em sala de aula. Além de tudo isso, ainda serão exigidos três estágios,  relacionados aos três primeiros eixos, para garantir um bom resultado na formação dos estudantes”, explicou Nilma Morcef.

Em relação ao mercado de trabalho, a coordenadora destacou que o crescimento do número de pessoas que comem fora de casa impulsiona a busca pelos profissionais da Gastronomia e que os eventos mundiais que ocorrerão no Brasil nos próximos anos aumentarão ainda mais as opções de trabalho. “A grande quantidade de pessoas que fazem suas refeições em estabelecimentos comerciais, seja por comodidade, falta de tempo ou necessidade do trabalho, aumenta a busca pelo gastrônomo, como forma de garantir a qualidade da comida. Ele pode, basicamente, exercer dois papéis: comercial ou institucional. O primeiro está relacionado a restaurantes, bares, hotéis e eventos, por exemplo, enquanto o segundo se refere a escolas, hospitais e outras instituições que precisam de refeições especiais. Atualmente, o Rio de Janeiro ainda oferece grandes oportunidades devido à Copa do Mundo e às Olimpíadas, que aumentarão significantemente a quantidade de empresas do ramo da gastronomia na cidade”, disse a professora.

Até agora, as poucas aulas já ministradas pelo curso possibilitaram  grande aproximação entre a turma e os professores e revelaram um pouco do perfil e das expectativas dos alunos. “Na primeira semana de aula foi feita uma recepção para os calouros, buscando a união entre eles e os docentes. Por enquanto, é possível notar que os estudantes têm afinidade com o tema do curso, seja por influência familiar, seja por curiosidade, o que aumenta nossa responsabilidade. As expectativas deles são altas, e faremos todo o esforço necessário para atendê-las”, destacou Nilma. Quanto às futuras turmas, a coordenadora afirmou que há planos de aumentar o número de vagas, mas não para o próximo ano. “Para recebermos mais alunos precisamos de mais estrutura. Já existe o projeto de construção de um complexo laboratorial, um auditório e um bistrô; no entanto, o que temos agora comporta bem somente 20 estudantes por semestre. Ainda manteremos esse número para o ano que vem.”

O INJC realizou no ano passado o I Fórum de Gastronomia, Saúde e Sociedade, com o tema “Gastronomia para quem?”. Este ano, o curso de Gastronomia organizará a segunda edição do evento, com o tema “Gastronomia e turismo”, no dia 15 de setembro, no auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K – 2º andar, Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.nutricao.ufrj.br.


Anteriores