Fique de Olho

8º Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana (EBEB 8)

O 8º Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana celebrará o 60º aniversário do professor Helio Migon, uma das maiores forças propulsoras do desenvolvimento da estatística bayesiana brasileira nos últimos quinze anos, além de ser um dos líderes do Programa de Pós-graduação em Estatística da UFRJ, orientador de  mais de 30 mestres e doutores.

O objetivo do encontro é fortalecer a área de estatística bayesiana no Brasil, tanto do ponto de vista de pesquisa científica quanto do ponto de vista da difusão de suas aplicações pela sociedade brasileira. Dessa forma, espera-se aumentar a colaboração entre os pesquisadores brasileiros, apresentando os últimos avanços alcançados e discutindo problemas que possam gerar novas linhas de pesquisa.

O evento acontece entre os dias 26 e 29 de março, no Colonna Park Hotel, Armação de Búzios.

Farão parte da comissão científica o coordenador Marco Ferreira (UFRJ), Dani Gamerman (UFRJ), Hedibert Lopes (University of Chicago), Rosângela Loschi (UFMG) e Josemar Rodrigues (UFSCar).

Participam da comissão organizadora Mariane Alves (UERJ), Leonardo Bastos (UFPR), Neli Mattos (IME), Ana Baetriz Monteiro (UFF) e Denise Silva (ENCE/IBGE).

Contatos podem ser feitos pelo e-mai: ebeb8@im.ufrj.br

 


XI Congresso Brasileiro de Ficologia e "Aplicações da Ficologia"

De 26 de março a 1º de abril, ocorre, o XI Congresso Brasileiro de Ficologia, em Itajaí.
A ficologia é a ciência que estuda as algas e vem se desenvolvendo no Brasil a cada ano, a partir dos trabalhos do professor Aylthon Brandão Joly na primeira metade do século passado, fortalecendo como ciência com a criação da Sociedade Brasileira de Ficologia, em 1981.

O conhecimento gerado tem auxiliado no desenvolvimento de diversas atividades da sociedade, como a solução de problemas ambientais, aumento de riqueza pela produção de fármacos, uso na alimentação etc. Mais informações no site http://www.sbfic.org.br/cbfic/index.php

 


“O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”

A Decania do Centro de Letras e Artes, a Escola de Belas Artes, a Escola de Música, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a Faculdade de Letras realizam o curso multidisciplinar O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil.

A abertura do curso ocorre no dia 5 de abril às 14h, no Auditório G2 da Faculdade de Letras, com o professor Ronaldo Lima Lins, que recentemente tomou posse como diretor da faculdade, sobre o tema: Painel histórico, social e cultural do Brasil no século XX.

O programa é dividido em módulos, com inúmeras palestras, e aborda as artes plásticas, a arquitetura, a literatura e a música no Brasil, no contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX.

O curso, com 120 vagas, é gratuito e aberto a estudantes, docentes, técnicos-administrativos da UFRJ e profissionais de outras áreas, formados no Ensino Médio.  Será conferido certificado de conclusão àqueles que cumprirem, no mínimo, 75% de freqüência.
A programação completa será divulgada no próximo Olhar Virtual, sendo que o primeiro módulo terá início no dia 12 de abril.

 


 

A história através das bibliotecas

A história de uma universidade se expressa em seus prédios, seus profissionais — docentes e técnicos-administrativos —, seus estudantes e em suas bibliotecas. Foi pensando nisso que o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) está organizando o seminário As bibliotecas da UFRJ contam suas histórias, a ser realizado dia 30 de março, no Forum de Ciência e Cultura. Segundo o bibliotecário José Tavares da Silva Filho, coordenador do evento, apenas as bibliotecas mais antigas têm suas histórias lembradas: a Biblioteca Central, a da Faculdade de Medicina, a da Escola Politécnica, a do IFCS e do Museu Nacional.

“Nosso objetivo é resgatar a memória das bibliotecas da UFRJ. Nossas escolas possuem acervos muito valiosos e, com isso, existe um trabalho também de muito valor dos nossos primeiros bibliotecários”, explica José Tavares. Assim, as ex-bibliotecárias das unidades mais antigas da UFRJ vão contar histórias, mostrando as dificuldades da época, as alegrias do serviço e os projetos desenvolvidos. Ao final, os bibliotecários atuais são apresentados à situação de cada biblioteca.

Rafaela Pereira, do Jornal da UFRJ


Exposição revela influência francesa na engenharia brasileira

Até dia 7 de abril fica aberta a mostra Brasil-France de Intercâmbio e Formação de Engenheiros. A exposição ilustra a influência francesa na engenharia brasileira desde o século XIX. Nela podem ser encontrados documentos, fotos, imagens e testemunhos de professores e alunos da Poli que buscaram inspiração francesa e que fazem parte da história da engenharia no Brasil. Sua instalação comemora o ano do Brasil na França, país que sedia até maio uma exposição semelhante. Da Escola Politécnica, que fica no Centro de Tecnologia da Ilha do Fundão, os painéis seguirão para o Forum de Ciência e Cultura e Clube de Engenharia. A entrada é franca. 

 


 

Exposição fotográfica “AmaMentAção”

O Diretor da Maternidade Escola da UFRJ, professor Joffre Amim Junior e o Diretor da Faculdade de Letras da UFRJ, professor Ronaldo Lima Lins promovem a 4ª edição da exposição fotográfica itinerante “AmaMentAção”, com material fotográfico produzido por William Santos.

A atividade visa colaborar com os programas de promoção do aleitamento materno que vêm sendo desenvolvidos na Maternidade, assim como divulgar a amamentação dentro e fora da UFRJ, como sendo de vital importância para a saúde da relação mãe-bebê.

A abertura da exposição será no dia 28 de março, a partir das 10h. O local da exposição é a Sala João do Rio, no Térreo do prédio da Faculdade de Letras, na Ilha do Fundão.

A exposição irá de 28 de março a 18 de abril, das 9h às 16h.

Anteriores