No Foco

Convênio entre Cenpes e UFRJ abre portas para jovens mestrandos

 

 

Alexandre Lourenço e Mário Cesar Filho

foto no foco

“A universidade é um local de inovação e boas idéias. Nada mais comum, aproveitarmos bolsistas de mestrado para futuros trabalhos dentro da Petrobras”, ressaltou Carlos Soligo Camerini, gerente geral de Gestão Tecnológica do Cenpes, na abertura da Reunião Anual para apresentação de Projetos de Pesquisa contemplados pelo termo de Cooperação UFRJ/ Petrobras (Edital UFRJ/ PR-2 01/2005. O evento ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), nos dias 9 e 10 de maio.

Esse é um bom exemplo de como convênios entre empresas e universidades podem trazer progresso tecnológico ao país e ainda promover oportunidades de emprego para seus atuais e futuros mestrandos e doutorandos. Para ampliar a interação e cooperação entre Cenpes e UFRJ, 60 alunos de diversas áreas foram contemplados com bolsas de mestrado a fim de desenvolverem projetos direta ou indiretamente ligados aos trabalhos técnicos realizados pela Petrobras. Segundo Carlos Soligo Camerini, muitos desses projetos poderão ser consolidados futuramente pelos profissionais da empresa. Ele representou, na cerimônia, o gerente executivo do Cenpes, Carlos Tadeu da Costa Fraga.

A reunião foi aberta pelo professor José Luiz Fontes Monteiro, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, representando o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira. Durante os dois dias, foram exibidas as trinta linhas de pesquisa selecionadas no ano de 2005. “Esses projetos foram escolhidos por uma comissão mista composta por integrantes do Conselho de Ensino de Pós-graduação (CEPG) e o Cenpes”, disse o pró-reitor. Ele também explicou que as duas comissões indicaram separadamente um conjunto de projetos, e depois se reuniram para fazer a seleção final. De acordo com José Luiz, os projetos não se limitam a responder demandas da Petrobras. “A UFRJ apresentou os projetos nos quais ela estava interessada em trabalhar”.

[ Leia mais no site de notícias de UFRJ ]