Tome Nota

Projeto SACIS

Aline Durães

imagem tome nota

O Instituto de Química (IQ) da UFRJ emplaca o segundo ano do projeto “Saber Administrar Ciências para Inclusão Social” (SACIS), que objetiva estimular o gosto pela ciência em alunos de Escolas Públicas.

O SACIS, desde maio de 2005, oferece aulas de reforço de todas as matérias para estudantes do terceiro ano do ensino médio de instituições públicas, localizadas próximas à Ilha do Fundão. As disciplinas são ministradas por universitários dos cursos de Licenciatura da UFRJ.

Em função da carência de espaço físico adequado, o número de estudantes atendidos ainda é reduzido. Atualmente, 55 alunos freqüentam as aulas. O critério para a triagem desses educandos é o nível social; os de renda familiar mais baixa têm prioridade.

A iniciativa do SACIS não se limita à sala de aula. As atividades extracurriculares são parte importante do programa. “Esse projeto dá aos alunos a possibilidade de eles fazerem visitas e passeios, que enriquecem a sua visão de mundo. Devido às dificuldades financeiras, os estudantes não têm acesso a eventos desse tipo fora daqui”, afirma o coordenador e idealizador do SACIS, professor João Massena, do IQ.

Na última segunda-feira, dia 8, os colegiais visitaram o “Lab Oceano” da COPPE. Eles puderam conhecer o tanque oceânico, estrutura com 23 milhões de litros de água doce e 15 metros de profundidade, que recria as condições ambientais do fundo do mar. O próximo evento é a “Interação Musical”, que contará com a participação de músicos da UNIRIO e será realizado no dia 15 de maio, no anfiteatro do Centro de Tecnologia (CT).

Apesar de não ser um pré-vestibular, o SACIS realiza esforços no sentido de preparar os alunos para o exame. No ano passado, quatro educandos passaram para universidades públicas e a expectativa é aumentar esse número.

Renata Fernandes, 17 anos, estuda no Colégio Estadual Mendes de Moraes e assiste às aulas do SACIS, desde março de 2006. A jovem, em dúvida entre as carreiras de psicóloga e jornalista, vê no projeto sua chance de ingressar em uma universidade. “Na escola, os professores não têm tempo de ensinar todo o conteúdo que cai no vestibular. Aqui, os monitores dão dicas e complementam as matérias”, ressalta a aluna.

As aulas do SACIS são aplicadas no IQ, localizado no bloco A do Centro de Tecnologia, das 15h30min às 16h10min.