Tome Nota

Serviço de cartório facilita registro de crianças na Maternidade-Escola

 

Priscila Bastos

imagem tome nota

A Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece, além das competências básicas da maternidade, o serviço de registro em cartório dos bebês que ali nascem. Como se sabe, uma parcela da população não tem ou fica muitos anos sem documentos, passando-se como indigente, o que é um sério problema.

Fernanda Paiva, escrevente do cartório, explica os pontos positivos do registro dentro da própria maternidade: “muita gente deixa para registrar seus filhos depois. Aqui, quando a criança nasce, já sai registrada, poupando trabalho dos pais e evitando que fique, por alguma razão, sem registro”.

O serviço se faz da seguinte maneira: após o nascimento da criança, a mãe recebe uma declaração de que seu filho nasceu com vida. O pai, então, leva a tal declaração ao cartório e registra o recém-nascido.

Fernanda diz que muitas crianças já foram registradas por esse serviço. “Começamos a trabalhar em março do ano passado e temos, hoje, oito livros de registro. Acredito que cerca de duas mil crianças já foram registradas aqui”, explica.

O serviço ocorre de segunda à sexta-feira, das 9h às 14h, na própria Maternidade Escola, que fica na rua das Laranjeiras, 180 – Laranjeiras.