Resenha

Max Weber e a idéia de sociologia econômica

 

capa do livro

Por Francisco Conte

A obra de Max Weber vem produzindo um enorme impacto em diversos campos da sociologia e da história econômica. Tem sido pouco destacado, porém, o esforço desenvolvido por ele para construir uma sociologia econômica que integrasse a abordagem centrada no interesse, dominante na economia do século XX, com o ponto de vista sociológico que prioriza as estruturas e as interações sociais. O resultado - que retoma até certo ponto algumas linhas de desenvolvimento levantadas pela economia política do século XIX - é um impressionante conjunto de categorias que apenas nos últimos anos vem merecendo atenção adequada.

Richard Swedberg, professor de sociologia na Universidade de Estocolmo, Suécia, realiza nesse livro o primeiro estudo sistemático e crítico dessa tentativa. Swedberg passa em revista, no capítulo um, baseado na História geral da economia, as concepções de Weber sobre o nascimento do capitalismo ocidental. O capítulo dois discute conceitos básicos da análise sociológica da economia, como desenvolvida em Economia e sociedade. Os três capítulos seguintes abordam, respectivamente, as relações da economia com política (capítulo três), com o direito (capítulo quatro) e com a religião (capítulo cinco), conforme o pensamento weberiano. O último capítulo trata da visão de conjunto da sociologia econômica na obra de Weber e aponta algumas comparações com a sociologia econômica contemporânea. Um importante apêndice dedicado à evolução do pensamento weberiano sobre a teoria econômica completa a obra.

Espera-se que o livro de Swedberg contribua para aumentar a cooperação entre sociólogos e economistas, o que seria benéfico para ambos profissionais.

Autor: Richar Swedberg

Tradução: Dinah Abreu Azevedo.

Ano: 2005

Co-edição: Editora da UFRJ e Beca Produções Editoriais, Coleção Economia e Sociedade

Preço:R$ 62,00


Práticas de Microbiologia

 

capa do livro

Os docentes do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, do CCS/UFRJ, reúnem, no exemplar Práticas de Microbiologia, o resultado das atividades de ensino aplicado pelos professores do Departamento de Microbiologia Geral da UFRJ. São aulas práticas de Microbiologia que formam o curso básico oferecido a todos os alunos da área de Ciências da Saúde. Estas práticas são fundamentais para a compreensão da Microbiologia e englobam a apresentação dos materiais e técnicas básicas usados no curso, o treinamento de manobras assépticas e os métodos físicos e químicos de controle do crescimento microbiano. Microscopia de microrganismos com exames a fresco e com colorações diferenciais, técnicas de isolamento e contagem de microrganismos, obtenção de cultura pura, provas bioquímicas usadas na identificação de microrganismos e antibiogramas também são abordadas. Esses assuntos estão agrupados em 7 capítulos, incluindo os fundamentos teóricos específicos de cada prática.

Para mais informações acesse http://www.editoraguanabara.com.br/ ou entre em contato com a professora Alane Vermelho, do Laboratório Proteases de Microrganismos, localizado no CCS, pelo e-mail alane@pesquisador.cnpq.br ou pelo telefone 2562-6743.