Tome Nota

IPPMG contra a violência infantil

imagem tome nota

Em 1995, foi criado o Núcleo de Atenção à Criança Vítima de Violência, no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), com três objetivos principais: atender crianças e adolescentes vítimas de violência, ensinar aspectos práticos e teóricos envolvidos na assistência prestada e desenvolver atividades de pesquisa na área. O trabalho é feito de forma multidisciplinar, envolvendo profissionais das áreas de Medicina, Psicologia, Assistência Social e Enfermagem, além do intercâmbio com instituições de áreas afins, complementando caso haja necessidade.

A equipe é formada pela psicóloga Mônica Moreira Alves Lanfredi, pelos pediatras Ana Lúcia Ferreira e Mário José Ventura Marques, pela ginecologista Theresinha de Jesus Pimentel da Rocha, a psicóloga Geisa Lima Veiga, a assistente social Dilene e a enfermeira Rita Helena Gomes Lima, além dos colaboradores.

O Ambulatório da Família, a vertente social do Núcleo, atende muitos pacientes vítimas de abusos sexuais, físicos, psicológicos e negligências. As crianças encaminhadas para o Núcleo vêm, geralmente, de três formas. Elas podem ser crianças que já tenham um prontuário e se identifica alguma agressão; podem ser encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pela própria enfermaria.

A psicóloga Geisa Lima Veiga destaca o fato de não ter uma idade fixa para a agressão. “Podem ser recém-nascidos, bebês, crianças”. E completa, explicando que os agressores não ficam impunes: “confirmada a agressão, é feita uma denúncia ao Conselho Tutelar, mas tudo com muita calma, pois se trata de um assunto muito delicado, que pode, muitas vezes, envolver as famílias”.

Quando chega ao Núcleo, a criança é recebida pelo chamado grupo de frente, composto por médicos e enfermeiras. Em seguida, é encaminhada para a psicologia e o serviço social. Às sextas-feiras, a equipe se reúne para discutir os casos e completar o atendimento integrado.

O Núcleo de Atenção à Criança Vítima de Violência funciona no IPPMG (Rua Bruno Lobo, 50, Campus do Fundão). O telefone de contato é 2562-6280.