Cursos e Palestras

Seminário “Memória, documentação e pesquisa”

Imagem 1

Nos dias 3 e 4 de abril acontece o seminário Memória, documentação e pesquisa – Universidade: múltiplos olhares de si mesma, no Auditório Pedro Calmon. O evento, que é organizado pelo Projeto Memória, do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), contará com palestras, debates e conferências. Para ver o programa e realizar inscrições, que já encontram-se disponíveis, acesse o site http://www.sibi.ufrj.br/.


IGEO discute mudanças climáticas

Imagem 1

O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO/UFRJ) abre oficialmente suas portas aos novos estudantes de graduação dos cursos de Geologia, Geografia e Meteorologia, dia 22 de março.

Para atrair a atenção, não apenas dos recém chegados, mas de todos os alunos do instituto, o IGEO traz a discussão do tema "Mudanças Climáticas Globais". A palestra será proferida pela professora Claudine Pereira Dereczynski, do Departamento de Meteorologia (IGEO/UFRJ), às 15h, no Auditório do Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ).

Os veteranos do curso de Geografia darão as boas vindas aos novos estudantes com uma mostra de fotografias "Arte Geológica", realizada por eles e coordenada pelo professor Ismar de Souza Carvalho (Geologia/UFRJ). A exposição comemora os 50 anos do curso de Geologia no Rio de Janeiro e os 40 anos do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFRJ, que se completarão no ano de 2008.


Coppead abre curso para Aperfeiçoamento Profissional

Imagem 1

Os profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos gerenciais, atuar em áreas específicas ou redirecionar a carreira já podem se inscrever para o Programa de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Com 160 horas/aula, o programa conta com exercícios práticos, estudos de casos e aulas dinâmicas, apresentando as mais atuais técnicas e ferramentas de gestão. Serão iniciados em março os cursos de Gestão de Projetos, Gestão de Serviços e Gestão do Varejo.

Mais informações pelo telefone (21) 2598-9898 ou no site www.coppead.ufrj.br.

 

 


ITCP oferece curso sobre metodologia de incubação

Imagem 1

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP/Coppe/UFRJ convoca estudantes, graduados e pós-graduados nas áreas de Administração, Serviço Social, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Ciências Sociais, para curso de formação e processos de seleção para integrar a equipe.

O curso Introdução à Metodologia de Incubação deverá servir de suporte de estudantes e de profissionais, para trabalhar nos diferentes projetos da ITCP.

As aulas acontecerão nos dias 20, 21 e 22 de março, de 14h às 17h, no Auditório da ITCP, Praça Jorge Machado Moreira, Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março, no site da ITCP (http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/curso_2007).