Resenha

Governança corporativa: Evidências Empíricas no Brasil

 

capa do livro

A governança corporativa cada vez ganha mais adeptos no meio empresarial e se torna objeto de pesquisas acadêmicas, com trabalhos sendo apresentados em conferências e publicados em periódicos e livros. Com o objetivo de reunir recentes estudos a respeito do tema no Brasil, os pesquisadores Ricardo Leal e André Carvalhal, professores do Instituto Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), organizaram o livro Governança corporativa: Evidências Empíricas no Brasil.

O livro apresenta uma coletânea de estudos realizados nos últimos anos que acompanharam o avanço da governança corporativa no Brasil. Com tópicos que abrangem temas em evidência na literatura sobre governança corporativa, enfatizando a análise empírica no Brasil, os textos contidos neste livro foram selecionados por dois professores pesquisadores de finanças. Tais profissionais aliam sólidos conhecimentos teóricos com sua experiência prática como consultores na área de governança.

Dividida em cinco partes: introdução; estrutura de controle e propriedade; conselho de administração; governança corporativa e valor de empresa; e tópicos especiais em governança corporativa a publicação aborda em seus 12 capítulos, com estudos e testes empíricos de diferentes aspectos da governança no país, abordagens de assuntos em pauta no dia-a-dia das empresas. Entre eles, a estrutura de controle das companhias brasileiras de capital aberto, efeito dos acionistas controladores no valor dessas empresas, avaliação dos conselhos de administração, práticas diferenciadas de governança, além do índice, valor e desempenho das firmas.

No Brasil, entre as iniciativas mais recentes em relação à aplicação da governança corporativa estão a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, a nova Lei das Sociedades por Ações, o Código do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e as Recomendações da Comissão de Valores Mobiliários.

Para mais informações acesse: http://www.editoraatlas.com.br/Atlas/portal.

Organizadores: Ricardo Leal e André Carvalhal

Editora Atlas

Ano: 2007