No Foco

Conhecendo a UFRJ

Luiza Duarte

foto no foco

As instalações da universidade, as especificações de cada curso e seu mercado de trabalho são questões que tiram o sono de qualquer estudante do ensino médio na hora de fazer a escolha do curso no vestibular. Apresentar a universidade e seus cursos é o objetivo do 5ª Conhecendo a UFRJ, que acontece nos dias13 e 14 de junho de 2007, na Escola de Educação Física e Desportos sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão, Pró-reitoria de Graduação e da Decania do CCS.

Professores e alunos da graduação apresentam, em 48 stands, os cursos da universidade, para alunos do ensino médio e pré-vestibulares de escolas públicas e privadas. São dois dias de 8h às 17h, em que os alunos têm contato com exposições de trabalhos, projetos de pesquisa, projeções, além de palestras de cada curso, divididas em sete espaços por área de interesse, por onde os alunos podem circular livremente. Um folheto com contato de cada faculdade da UFRJ é disponibilizado para os interessados em agendar, posteriormente, uma visita as instalações de determinado curso. Durante esses dois dias, o evento recebe cerca de 10 mil estudantes.

“Tirar as dúvidas dos alunos possibilita que eles escolham a carreira com mais segurança, diminuindo a evasão e a mudança de curso dentro da universidade”, assegura o diretor da Pró-reitoria de Extensão, Marco Felippe.

O Conhecendo a UFRJ nasceu das mostras de projetos de extensão que a UFRJ promovia nas escolas. As dúvidas e o interesse dos alunos levaram a universidade a buscar o caminho inverso, levar os alunos do ensino médio para dentro de seu próprio campus. “A universidade dá informações sobre seus cursos, mais é diferente um aluno poder tirar dúvidas com um professor do curso ou um aluno da graduação, que em tese, não é tão mais velho do que ele”, garante Marco Felippe

As escolas do ensino médio e pré-vestibulares, que estão preparando seus alunos para entrar numa universidade pública, muitas vezes, no início de cada ano letivo, procuram saber a data do evento para encaixá-la em seu calendário escolar.”O Conhecendo a UFRJ é importante e engrandecedor para os nossos alunos, pois possibilita esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento da universidade para que eles possam fazer sua escolha profissional,” afirma o diretor do Colégio Pedro II do Engenho Novo, uma das escolas presentes nas últimas edições do Conhecendo a UFRJ.

A cada Conhecendo demandas novas vão surgindo, os alunos que participam do evento preenchem um formulário, “A pesquisa ajuda a adequar as apresentações dos cursos aos interesses dos alunos”, aponta Marco Felippe. Através dessa pesquisa são levantadas as dúvidas, sugestões e o perfil dos alunos.

Grande parte das faculdades trouxe novos elementos para as apresentações desse ano, conscientes das necessidades dos alunos e da importância de uma boa exposição sobre o curso. Helena Gryner, uma das responsáveis pela apresentação da Faculdade de Letras, anuncia que “além das três apresentações sobre seus cursos, estão programadas uma visita guiada e exposição e sorteio de livros”.

A escolha da Escola de Educação Física para sediar o evento não foi ao acaso, “é um esforço da extensão acadêmica instituí-la como o lugar de recepção dos grandes eventos da UFRJ”, revela Marco Felippe. O lugar possui a infra-estrutura necessária e conta com o know-how e apoio da coordenação de extensão do curso e da direção da Escola.

Para que um aluno possa participar do conhecendo a UFRJ a escola tem que estar inscrita no projeto. Para Marco Felippe, valorizar a relação institucional permite discutir a questão do acesso à universidade.

As inscrições para o Conhecendo a UFRJ foram feitas pelo site www.pr-5.ufrj.br, mas já estão encerradas. A crescente procura das escolas fez com que o Conhecendo a UFRJ de 2008 já tenha data marcada e um dia a mais de duração, recebendo cerca de 25 mil alunos.