Tome Nota

Programa especial para idosos no HESFA

imagem tome nota

O Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA) oferece, em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), o Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa (PAIPI). O programa, criado em 1988 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferece aos idosos atendimento médico de qualidade, além de atividades educacionais que visam à integração social dessa parcela da população. O projeto ainda integra Ensino, Pesquisa e Extensão, pois estimula a produção de conhecimento científico e permite a prática profissional dos alunos de graduação da EEAN nas áreas de Geriatria e Gerontologia.

O PAIPI conta com o trabalho de uma equipe de funcionários e de voluntários atendendo a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O HESFA proporciona diversos serviços à população idosa, como consultas médicas e assistência de apoio nas áreas de Nutrição, Fisioterapia e Cardiologia, dentre outras. Além disso, com o objetivo de reafirmar a cidadania dos idosos, o PAIPI promove atividades que contribuem para a educação e socialização desses indivíduos, como palestras informativas, ensino de artes plásticas e artesanato, passeios culturais e alfabetização de adultos. Trata-se de um centro de convivência, onde os idosos são orientados, positivamente, sobre os aspectos da velhice.

Os serviços do Programa de Assistência Integral à Pessoa Idosa são oferecidos de segunda a sexta, de 8h às 17h. O HESFA se localiza na av. Presidente Vargas, 2.863, Cidade Nova, Rio de Janeiro. Mais informações pelo site www.hesfa.ufrj.br ou pelo telefone 3184-4424.