Agenda

Conexões de Saberes 2007

 

foto

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o projeto Conexões de Saberes, promove nos dias 20 e 21 de agosto o Seminário “As ações afirmativas e o desafio da democratização do acesso e da permanência no ensino superior”. O evento acontece das 9 às 18h, no Auditório Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha.

O evento é composto pelas seguintes mesas-redondas: “As políticas de ações afirmativas: as polêmicas em torno da igualdade e da diferença”; “O sistema de cotas nas universidades públicas e a qualidade do ensino”; “As ações afirmativas para além das cotas” e “Desafios para a UFRJ: explorando novas fronteiras entre a igualdade e excelência no ensino superior”. As palestras envolvem professores de diversas instituições acadêmicas do país, além de integrantes de movimentos sociais.

As inscrições devem ser feitas através do site www.pr5.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2598-9261, com Érica Assis. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail açõesafirmativas@gmail.com. O campus da Praia Vermelha fica na Avenida Pasteur, nº 250 – Rio de Janeiro. Para acessar a programação completa do evento clique aqui.


Semana da EQ: 74 anos de história e futuro

foto

A Escola de Química (EQ/UFRJ), entre o dia 27 de agosto e primeiro de setembro comemora, 74 anos unindo passado e presente. Além de relembrar pessoas que passaram pela instituição, a EQ abre as portas aos novos alunos durante uma semana de homenagens e apresentações: “os alunos que estão chegando terão acesso não apenas à nossa memória, como também poderão ver a escola de forma mais integrada”, destaca o diretor Luiz Antonio D’Ávila.

A semana conta com premiações, lançamento de livros, mini cursos e mostras de vídeo, além de torneios esportivos e apresentação de talentos no Festival Show Prata da Casa. Entre as palestras, o “Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro” será um tema discutido pela ex-aluna da EQ e hoje subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado do Rio de Janeiro, Renata Bezerra Cavalcanti.

Fechando com chave de ouro, a comemoração se encerra com um baile oferecido ao corpo social, ex-alunos e amigos, no dia primeiro de setembro.

Os interessados em obter mais informações sobre a Semana da Escola de Química e a programação completa do evento devem acessar www.eq.ufrj.br, ou entrar em contato pelo telefone 2562-7038.


Hesfa oferece curso sobre álcool e drogas

foto

A Unidade de Problemas Relacionados a Álcool e outras Drogas (Uniprad) do Hospital-Escola São Francisco de Assis (Hesfa/UFRJ) irá oferecer, a partir de 14 de setembro, um curso de Extensão sobre drogas e álcool.

O curso terá duração total de 25 horas e é aberto ao público. Os interessados podem se inscrever e obter maiores informações através do telefone 3184-4407.

O Hesfa fica localizado na av. Presidente Vargas, nº 2863, Cidade Nova (próximo ao metrô Praça Onze).


Patch Adams no Rio de Janeiro

foto

Patch Adams, o médico imortalizado pelo filme homônimo com Robin Williams e que defende uma medicina mais humana, estará no Rio de Janeiro para apresentações inéditas.

Com organização da Copatch, associação criada por estudantes de medicina da UFRJ e com o apoio da Faculdade de Medicina da UFRJ, o evento terá tradução simultânea e contará com o workshop “What is your love strategy” (Qual a sua estratégia de amor?), no dia 1º de setembro, às 17h30; e com a palestra “Humor and Health” (Humor e Saúde). O médico discutirá os seus mais de 30 anos de experiência no uso do humor integrado à saúde. A palestra será no dia 2 de setembro e terá dois horários. O primeiro às 10h30 e o segundo, às 20h30.

Também será realizado um curso em São Paulo com os mesmos preços e temas, mas nos dias 3 e 4 de setembro. No Rio de Janeiro, o evento será realizado no Clube Monte Líbano, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 701, Leblon.

As inscrições já estão abertas com preços especiais para estudantes e podem ser feitas através do site www.copatch.com, ou no Centro Acadêmico Carlos Chagas, no prédio do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, na ilha do Fundão, de 8h30min às 15h.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 8191-1263 ou e-mail flavia@copatch.com.


7º Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

foto

Estão abertas as inscrições para o 7º Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, SBSeg 2007, evento promovido pela SBC que se realizará de 27 de agosto a 31 de agosto no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ) e no Centro Cultural Horácio Macedo do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ), localizados no campus do Fundão. Esse ano o evento contará com diversas atividades, como sessões técnicas, palestras de convidados estrangeiros e brasileiros, mini-cursos, Workshop de Iniciação Cientifica (WITCG) e Workshop de Criptografia (WCAP).

A programação preliminar do evento pode ser consultada em: http://sbseg2007.nce.ufrj.br/programacao.htm.

Para informações adicionais: contato@sbseg2007.nce.ufrj.br, http://sbseg2007.nce.ufrj.br ou (21) 2598-3308.


de Poetas e Demônios

foto

Fábio Portugal, artista plástico e aluno do último período do curso de Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) promove a exposição de Poetas e Demônios. As obras, compostas por aquarelas e um objeto, foram criadas com espontaneidade, como se fossem uns “rabiscos! Tão pequenos em tamanho: de rodapé de página. Tímidos de início (apenas um pontinho...), mas que vão crescendo e ganhando linhas espontaneamente, quase como se possuíssem vida própria. Está feito o mostro, agora resta ao médico saber conviver com aquela verdade”, poetiza o artista ao falar sobre a criação dos trabalhos, que ficarão expostos de 13 a 17 de agosto, no Auditório EBA7, localizado no 7° andar do prédio da Reitoria, no campus do Fundão. Mais informações pelo telefone 9786-1237, e-mail portugalfabio@gmail.com ou site www.fabioportugal.com.


I Jornada de Síndrome Alcoólica Fetal

O Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ) promove, dia 13 de setembro, a I Jornada de Síndrome Alcóolica Fetal. Com coordenação de José Mauro Braz de Lima, professor-adjunto do Departamento de Neurologia, da Faculdade de Medicina da UFRJ.

O Encontro, que acontece das 9h às 12h30min, é realizado no Anfiteatro do INDC, no campus da Praia Vermelha, na Avenida Venceslau Brás, nº 95 - Botafogo. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail direcao@indc.ufrj.br.


Colóquio Internacional na Escola de Serviço Social

foto

De 3 a 5 de setembro, o auditório da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) sediará o Colóquio Internacional Pobreza, Políticas Urbanas e Trabalho Social.

O evento, que foi organizado pelas professoras Maria de Fátima Cabral, Lenise Fernandes e Rosimere Maia, contará com a participação de conferencistas internos e externos à escola que, durante os três dias, discutirão, além de outros temas, a pobreza e novas formas de gestão urbanas, movimentos sociais e políticas urbanas, política de habitação de interesse social, e a cidade como espetáculo urbano.

A ESS fica localizada na av. Pasteur, 250, no campus da Praia Vermelha.


Ciclo de palestras no Prourb

foto

O Programa de Pós-graduação em Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ) realiza, nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto, o Ciclo de palestras: Os limites do projeto. Confira o calendário das próximas apresentações:

Dia 15 de agosto: 13h30 às 15h

Palestra: “Façade labor”

David Leatherbarrow, da University of Pennsylvania/EUA

Conferência em Inglês

Dia 15 de agosto: 15h30 às 17h

Palestra: “Unforeseen beauty”

David Leatherbarrow, da University of Pennsylvania /EUA

Conferência em Inglês

Dia 16 de agosto: 13h30 às 15h

Palestra: “Topografias de ação”

David Leatherbarrow, da University of Pennsylvania /EUA

Conferência em Inglês

As palestras acontecem na sala 521, no prédio da Reitoria, campus do Fundão. Para mais informações entre em contato pelos telefones 2598-1990/1984 ou pelo e-mail prourb@fau.ufrj.br.


UFRJ em vídeo

foto

A UFRJ em vídeo desta semana traz a segunda parte da matéria sobre a previdência. Conheça o projeto Papo Cabeça, que leva para as escolas de ensino médio a discussão sobre diversidade sexual. Saiba como funciona o Laboratório Sonda, que realiza exames de paternidade por preços inferiores aos cobrados em laboratórios particulares. Se você ainda não decidiu o que fazer esta semana, fique de olho nas dicas do Circuito UFRJ, que traz o melhor da cultura brasileira.

Agora, na UFRJ Em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br