Tome Nota

Coleta de sangue no HU

imagem tome nota

A Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho está organizando, em conjunto com a Assessoria de Sistemas da Qualidade (ASQ) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), uma coleta externa de sangue no Centro de Tecnologia, a ser realizada nas próximas quinta e sexta (27 e 28/9), das 8h às 13h, na Brigada de Incêndio (atrás do bloco D, no CT).

Para doar o sangue não é preciso estar em jejum. É aconselhável, entretanto, que os doadores não consumam alimentos ricos em gordura algumas horas antes de fazer a doação. Grávidas não podem doar sangue, assim como pessoas que tenham tido doenças parasitárias e infecciosas como hepatite B.

Todo o processo de coleta de sangue é feito com material descartável e por profissionais especializados nesta tarefa, o que significa total garantia de saúde, pela ausência de risco de contaminação para o doador.

A coleta de sangue do HUCFF é informatizada, graças à implantação do programa HEMOVIDA, desenvolvido por técnicos do DATASUS. O Hemovida garante toda a confidencialidade e o processo de classificação do sangue doado, submetido a sete exames (testes sorológicos) diferentes, se dá por intermédio da utilização de código de barras.