Agenda

Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) recebe na quinta-feira, 18 de outubro, mais uma conferência da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (COPEA/UFRJ). Esta semana, Osvaldo Novais de Oliveira Junior, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos, falará sobre A Nanotecnologia e as máquinas do futuro e abordará questões acerca do uso dos filmes nanoestruturados na produção de sensores e na construção de máquinas. O encontro começa às 17h30, no salão Pedro Calmon e a entrada é franca.

No dia 22 de outubro, o FCC traz dois eventos. No salão Dourado, às 19h, haverá o projeto Música no Fórum, com a apresentação de Ana Paula Alencar em um recital de piano. Já o programa Oriente e Ocidente, organizado pelo Consulado do Japão no Rio de Janeiro, começa à 16h30, no salão Vermelho, com a exposição de painéis sobre a cultura japonesa. Às 17h, acontece a palestra “Demonstração sobre artes marciais japonesas Ken-dô – A arte dos samurais”, no salão Dourado. Todos os eventos têm entrada franca.

Sob a coordenação de professores da Faculdade de Educação (FE/UFRJ) e com o objetivo de refletir sobre as práticas educativas em contextos multiculturais, ocorre mais uma etapa do curso de extensão Educação e sociedade brasileira contemporânea. No dia 23 de outubro, os professores Ana Canen (FE/UFRJ) e Augusto César Gonçalves e Lima (UERJ/UNESA) ministram a palestra Sociedades multiculturais e práticas educativas, no Salão Moniz de Aragão, das 14h às 16h. Mais informações pelo telefone 2295-1595, ramal 113 ou pelo e-mail: fernanda_piccolo@uol.com.br.

Entre os dias 23 e 26 de outubro, das 14h às 17h30, o salão Moniz de Aragão dará vez à II Semana da Diversidade Sexual. O evento, organizado pelos alunos do Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO) promoverá palestras, apresentações teatrais e mesas redondas e visa discutir as transformações sociais na sexualidade, analisando a multiplicidade identitária e sexual na contemporaneidade. O tema central da semana será a diversidade sexual e sua relação com a mídia, com a sociedade e com a Universidade. Entre os palestrantes estarão: Luiz Mott, professor doutor da UFBA; Marjorie Marchi, presidente da ASTRA; Cláudio Nascimento, superintendente estadual; Carolyne Ferreira, apresentadora do Zona Quente – Sexy Hot; Fernanda Bruno, professora da UFRJ; Ronald Villardo, jornalista; Denilson Lopes Silva, professor da UFRJ; e Marcos Ribeiro, sexólogo. Os interessados em participar devem se inscrever no site www.eco.ufrj.br/diversidade.

O Fórum de Ciência e Cultura fica na avenida Pasteur, 250, 2º andar, campus da Praia Vermelha. A programação completa do FCC está no site www.forum.ufrj.br.


Centro Cultural Professor Horácio Macedo

foto

No dia 17 de outubro, o auditório Roxinho recebe, às 12h, a peça A festa do Rei, conta a história de um Rei que resolve fazer a festa de 15 anos de sua filha e, para isso, ordena a destruição de lavouras para dar lugar a um imenso jardim de rosas e jasmim. No dia 22, às 14h, será encenado O último virgem carioca”, também no auditório Roxinho. O espetáculo fala sobre um jovem de classe média, o último virgem de sua turma. A ansiedade pela primeira noite faz o rapaz criar fobia por doenças sexualmente transmissíveis, explicadas a ele pelos amigos.

No salão nobre da Decania, o público poderá conferir os filmes Mais uma vez amor, no dia 18, e O cheiro do ralo, no dia 26 de outubro, sempre às 12h, pelo programa Cinema ao Meio-Dia. Já o festival audiovisual Visões Periféricas acontecerá nos dias 17, 23 e 25 de outubro, com a exibição de curtas de um olhar singular sobre a periferia brasileira.

O Centro Cultural Professor Horácio Macedo fica no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, no campus da Cidade Universitária.

Para mais informações, acesse www.cchm.ufrj.br

 


Colóquio Internacional de Filosofia Política no IFCS

foto

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ promoverá, nos dias 22 e 23 de outubro, o 1º Colóquio Internacional de Filosofia e Política – Poderes e Resistências. O evento acontecerá na sala Celso Lemos/PPGF, 3º andar, das 14h às 18h, debaterá Globalização e inclusão social, “A política na sociedade do conhecimento” e “Estado de exceção, mídia e tortura”. O IFCS fica no largo de São Francisco, nº 1, no Centro do Rio de Janeiro. Informações no PPGF pelo telefone 2224-6379.

A programação completa e outras informações podem ser acessadas em http://www.ifcs.ufrj.br


Inscrições abertas para cursos de especialização do IPUB

foto

Estão abertas, até o dia 22 de outubro, as inscrições para os cursos de pós-graduação (lato sensu) com especialização em Assistência a usuários de álcool e drogas, Clínica psicanalítica, Psicogeriatria, Saúde mental da infância e adolescência e Terapia de família, oferecidos pelo Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ). Os cursos terão a duração de 24 meses, de início previsto para 3 de março de 2008 e término em 28 de fevereiro de 2010. Todos serão ministrados em regime de tempo parcial, com carga horária semanal de 25 horas e carga horária global de 2.500 horas. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Acadêmica do IPUB — localizado na avenida Venceslau Brás, nº 71, fundos — em dias úteis, das 9h às 13h.

 

Informações sobre a documentação exigida no ato da inscrição e sobre o processo seletivo em http://www.psiquiatria.ufrj.br/documentos/EditalEspeciz2008.pdf,
pelo e-mail: cursoespeciz@ipub.ufrj.br ou pelos telefones 2295-5549 e 2295-3449 (ramal 226).


Direito e Cinema na FND

foto

Dando continuidade aos eventos promovidos em 2005 e 2006, o Grupo de Pesquisa sobre Direito e Cinema da Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ) realizará, nos dias 18 e 19 de outubro de 2007, o 3º Seminário Internacional sobre Direito e Cinema: Visões sobre Direitos Humanos e Terrorismo. O seminário contará com a participação de professores de universidades brasileiras e internacionais em debate sobre a relação do Direito com o Cinema; os temas “Cinema e a semântica dos direitos humanos” e “Direitos humanos vs terrorismo: A semântica da ‘comunidade’ e a prática de exclusão”.

O seminário acontece das 8h30 às 21h30 no salão Nobre da FND, localizada na rua Moncorvo Filho, nº 8, Centro, Rio de Janeiro.


Casa da Ciência desvenda os enigmas da Terra

foto

Com o objetivo de desvendar a história da evolução geológica do planeta Terra e compreender as conseqüências dessas transformações — como o surgimento e desaparecimento de formas de vida —, a Casa da Ciência da UFRJ promove o ciclo de palestras Geologia para poetas II – Ciência e poesia, um encontro com artistas e especialistas, durante a exposição “Caminhos do passado, mudanças no futuro”. As palestras, que conferem um toque de poesia à ciência, são um convite para quem deseja aprofundar os conhecimentos geológicos a partir da reunião de vestígios históricos. “Geologia para poetas II” acontece entre os dias 9 de outubro e 4 de dezembro, sempre às terças, das 18h30 às 20h. A entrada é franca, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo telefone 2542-7494. Serão oferecidos certificados para quem obtiver 80% de freqüência nas palestras.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Muller, nº 3, Botafogo. A programação completa está disponível no site www.cciencia.ufrj.br.


XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-germânicos

foto

De 22 a 26 de outubro, a Faculdade de Letras promove a XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-germânicos. O evento apresentará mesas redondas, palestras e mini-cursos sobre o tema “Discursos, linguagens e culturas”, o. As inscrições devem ser feitas no dia 22, das 8h às 9h30, na própria escola.

 

 

 

 


UFRJ em vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo desta semana, você vai ver as diversas influências do café na cultura dos brasileiros. Saiba mais sobre o lixo eletrônico: o que é, os perigos que causa ao meio ambiente e como descartá-lo corretamente. O Observatório do Valongo leva um planetário inflável até as escolas. Saiba como funciona este projeto. Se você ainda não se programou para a semana, fique de olho no Circuito UFRJ, que traz informações dos eventos que acontecem na universidade.

Agora, na UFRJ Em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br