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UFRJ cria Ouvidoria

imagem tome notaPara cumprir o princípio da eficiência, previsto na Constituição da República Federativa do Brasil, a UFRJ criou há dois meses sua Ouvidoria. O objetivo é estabelecer mais um canal de interlocução da UFRJ com a sociedade; seu papel institucional é zelar pelo direito à manifestação e à informação dos cidadãos, além de visar ao aprimoramento acadêmico e administrativo da universidade.

Pela Ouvidoria deverão passar reclamações, denúncias ou sugestões que lhes sejam dirigidas por membros da comunidade universitária ou externa. Entretanto, o seu funcionamento não substitui o “Fale Conosco”, as associações e outras representações comunitárias.

Cristina Ayoub Riche, do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras, formada em Educação e Direito, foi nomeada para o cargo de ouvidora, entre outros motivos, por ser experiente no assunto e ter estado à frente do mesmo cargo no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A ouvidora foi escolhida dentre os servidores docentes e técnico-administrativos com formação superior e, no mínimo, cinco anos de efetivo exercício na UFRJ. Ela assumiu o cargo de ouvidora geral para um mandato de nove meses.

Atribuições da Ouvidoria:

• atuar no pós-atendimento, na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, procurando personalizar o atendimento ao usuário;

• avaliar a procedência das solicitações, encaminhando-as aos setores competentes para o devido atendimento;

• acompanhar as providências tomadas;

• cobrar soluções;

• dar o devido retorno ao interessado de forma ágil e desburocratizada;

• mapear e localizar eventuais falhas nos procedimentos da Instituição; e

• propor a adoção de providências ou medidas para soluções de problemas, quando necessário. O contato com a Ouvidoria pode ser feito pelo e-mail: ouvidoria@ufrj.br ou pelo telefone: 2598-1620.