Tome Nota

Projeto Mauá revela tesouro histórico no centro do Rio

imagem tome nota

Se você não conhece o Morro da Conceição, não perca uma grande oportunidade de visitar um cenário histórico do Rio de Janeiro, encravado no coração do centro antigo da cidade e cercado pela Praça Mauá, Cais do Porto, Gamboa e Saúde. Pouco conhecido pela população, o morro era uma área nobre nos séculos XVII e XVIII e ainda guarda resquícios da colonização portuguesa, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição — que dá nome ao local —, transferida do Morro de São Bento para o Morro da Conceição no final do século XVI.

Entre os dias 7 e 9 de dezembro, será realizada a quarta edição do Projeto Mauá Morro da Conceição de Portas Abertas. Iniciado em 2002, o principal objetivo do projeto era promover a abertura dos ateliês dos artistas residentes no morro para visitação. Depois das edições de 2004 e 2006, neste ano a programação do evento inclui os festejos de Nossa Senhora da Conceição — padroeira do morro —, exposições de fotografia e artesanato local e uma mostra de filmes. Além disso, o arquiteto Antônio Agenor realizará uma visita guiada ao morro que, diferentemente de outros tantos no Rio de Janeiro, não abriga uma favela.

Segundo Carlos Rabaça, professor do Departamento de Astronomia do Observatório do Valongo (OV/UFRJ) e coordenador do evento, “a parceria do Projeto Mauá com o Observatório do Valongo surgiu do contato com artistas, historiadores e antropólogos que participam da programação. Através dessa parceria, poderemos congregar diversas atividades e oferecer ao público uma integração entre arte, história, antropologia, arquitetura, cultura, ciência e religião, especialmente no sábado (8/12), principal dia do evento, no qual acontecerá a missa e a procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.”

Para o professor, a importância da participação do Observatório do Valongo no projeto se dá em diferentes aspectos. “O primeiro é a promoção do nome da instituição, principalmente no que se refere à participação em eventos que transcendem duas de suas funções principais — ensino e pesquisa —, já que a extensão se insere num contexto maior. O segundo é a integração do Observatório com a comunidade local, e o terceiro, a prática de organização de eventos”, ressaltou.

Mas a participação do Observatório será somente no sábado. De acordo com Rabaça, “das 14h às 18h, haverá exibição de filmes que mostram cenas do Morro da Conceição e de um Rio de Janeiro que não existe mais”. Entre esses filmes, estarão o documentário Morro da Conceição, da diretora Cristiana Grumbach (Crisis Produtivas); City of Splendour, filme publicitário realizado pela MGM com cenas do Rio de Janeiro em 1936; e RC em Ritmo de Aventura, vídeo produzido pelo cantor Roberto Carlos em 1967. Entre 18h e 20h, aproveitando a claridade do horário proporcionada pelo verão, haverá uma sessão no Planetário Inflável, que mostra e explica o céu. Depois, das 20h às 22h, se não chover, será realizada a observação do céu noturno através de telescópios. “Todas as atividades são dirigidas ao público em geral, não há restrições. O fundamental é que as pessoas saibam que existe um morro histórico no centro do Rio de Janeiro e que venham conhecê-lo”, finalizou o professor.

O Observatório do Valongo fica na ladeira Pedro Antônio, nº. 43, Saúde. Mais informações pelo telefone 2263-0685, ramal 223. Confira a programação completa do Projeto Mauá em http://www.ov.ufrj.br/download/Projeto_Maua_cartaz_A4_2007.pdf.