Tome Nota

Novo espaço na UFRJ para a discussão da diversidade sexual



Julia Vieira

imagem tome nota

Os interessados na questão da diversidade sexual ganham um espaço a mais na UFRJ. Está em desenvolvimento, na Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), a pesquisa “Homofobia e violência: um estudo sobre os discursos e as tradições religiosas brasileiras em relação ao GLBT”, que objetiva interpretar as percepções e ações das lideranças religiosas sobre a temática da diversidade sexual, com o intuito de confrontá-las com o processo de construção da subjetividade e as carreiras sexuais nos segmentos GLBT – gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.

Os resultados gerados por este trabalho servirão de subsídios para as ações de prevenção da homofobia e da violência; diversos desdobramentos surgirão a partir da pesquisa. Além de um seminário de debate sobre os diagnósticos do estudo, será realizado um curso de capacitação voltado às lideranças religiosas e a fiéis engajados em trabalhos pastorais. Um site sustentará uma rede de discussão sobre o tema, que terá, como um de seus desdobramentos, a publicação de um livro.

O estudo é coordenado pela professora dra. Maria das Dores Campos Machado e recebe financiamento do Programa Nacional de DST/Aids (PN-DST/Aids) do Ministério da Saúde.

Um grupo de articulação e agregação para os interessados nesta problemática nos campi da UFRJ e na sociedade em geral está disponível no endereço:
diversidadesexualufrj@yahoo.com.br.

Para mais informações:
Sala 21 da Escola de Serviço Social, localizada no campus da Praia Vermelha. Telefone: 3873-5401. E-mail: diversidadesexual@ess.ufrj.br.