Agenda

UFRJ discute comportamento do consumidor

foto

O Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da UFRJ realiza o “II Encontro Internacional Cátedra L´Oréal de Comportamento do Consumidor”.

O evento busca reunir a experiência de pesquisadores qualitativos do Brasil, França e Estados Unidos (EUA) com o objetivo de apresentar resultados de trabalhos de campo e levantar novas questões a propósito da pesquisa Comportamento do Consumidor.

Voltado para professores, pesquisadores e executivos de marketing, o encontro conta com a presença de Hy Mariampolski, da Purdue University dos EUA, e Dominique Desjeux, da Universidade Paris V-Sorbonne.

A conferência acontece em 27 de março, a partir das 8 horas, no auditório do SENAC-Rio, em Copacabana. Outras informações sobre programação e inscrições no endereço http://www.coppead.ufrj.br


III Semana de Engenharia Civil

foto

A Escola Politécnica da UFRJ realiza nos dias 26, 27 e 28 de março, a partir das 9 horas, a “III Semana de Engenharia Civil” no auditório do bloco A do Centro de Tecnologia (CT), localizado na avenida Athos da Silveira Ramos 149, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O evento reúne palestras, mesa com o decano do CT, Walter Suemitsu, a pró-reitora de Graduação, Belkis Valdman, a coordenadora do curso, Ana Maria Gonçalves, o diretor da Poli, Ericksson Almendra, representante do evento organizado por alunos do Programa de Educação Tutorial da UFRJ (PET-civil), entre outros.

O objetivo do evento é orientar os alunos sobre o curso, bem como complementar sua formação, conforme mencionado pelo diretor Ericksson durante a recepção dos alunos da Poli ocorrida no dia 26 de fevereiro.

A principal atração é a palestra com o vice-governador e secretário de Obras do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, no dia 27 de março, às 9 horas. Mais informações na página eletrônica www.poli.ufrj.br ou pelo telefone 2562-7297.


“Arte e intervenções urbanas” no ProUrb

foto

O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (ProUrb) realizará a palestra Arte e Intervenções Urbanas, com a arquiteta, crítica de arte e curadora dra. Marisa Flórido.

O evento acontecerá na quarta-feira, dia 26 de março, das 11 às 13 horas, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, no prédio da FAU/ Reitoria, 5° andar, na sala 521.



Seminário no Observatório do Valongo

foto

Acontece nesta quarta-feira, dia 26 de março, o seminário Interferometria de Estrelas Be no VLTI, ministrado pelo professor Alex Carciofi do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

O encontro está marcado para as 16 horas no auditório do Observatório do Valongo (OV-UFRJ), sala 101A, ladeira Pedro Antônio, 43, Saúde. Serão discutidas observações recentes de duas estrelas, Be — zeta Tauri e alfa Eridani, feitas no interferômetro do Very Large Telescope (VLTI), Paranal – Chile.


Para mais informações acesse http://www.ov.ufrj.br.

 


Susan Willis lança livros na Letras

foto

Susan Willis, autora dos livros Evidências do real, os Estados Unidos pós-11 de setembro e Cartas a Legba, lança seus livros no Rio de Janeiro, no dia 27 de março, às 14 horas.

O evento será realizado no prédio da Faculdade de Letras, no auditório Guimarães Rosa, situado Cidade Universitária. Susan é professora de literatura, teoria crítica e cultura popular da Duke University (EUA).


Música e debate movimentam semana no Fórum

foto

Na próxima quarta-feira (26), o grupo Prelúdio 21 inaugura as atividades da série Música no Fórum com o primeiro concerto da série “Prelúdio 21 - Música do presente”. A série acontecerá em todas as últimas quartas-feiras de cada mês e tem por objetivo comemorar os 10 anos de existência do grupo. O evento acontece das 19 às 21 horas na Capela de São Pedro de Alcântara, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC). A entrada é franca.

No dia 27, é a vez do médico e professor José Mauro, o secretário especial de Dependência Química, Francisco Duran Borges, e a vereadora Sílvia Pontes debaterem sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). No Dia Municipal de prevenção da SAF, os convidados pretendem apontar a necessidade de implantação de políticas públicas de saúde, de educação e de prevenção. O evento será às 18h30, no Salão Dourado do FCC. .


IFCS comemora 110 anos de Prestes

foto

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) continua com um evento comemorativo dos 110 anos do nascimento de Luiz Carlos Prestes e dos 100 anos de Olga Benario. Nos dias 26 e 27 de março, uma série de pesquisadores se reunirá em mesas redondas e palestras não só para resgatar a memória histórica desses dois personagens como também para debater o papel da história oficial, entendida como aquela que é produzida pelos intelectuais comprometidos com os donos do poder.

O evento acontecerá na sede do IFCS, no largo de São Francisco, nº 1, Centro. Será concedido certificado aos estudantes inscritos e presentes às três mesas programadas.

Programação

Dia 26 de março


10h – Mesa com os professores Paulo Henrique Machado, Marcos César de Oliveira Pinheiro e Jayme Fernandes Ribeiro. Tema: O PCB e o movimento operário.
12h – Projeção do documentário alemão sobre Olga Benario.
14h – Oficina com os alunos do Colégio Estadual Olga Benario Prestes.
18h – Projeção dos filmes Pacaembu e 18 do Forte.

Dia 27 de março


10h – Mesa com os produtores culturais Fernando Moraes, Rita Buzzar e Luiz Fernando Lobo. Tema: Memória histórica e produção artística.
12h – Apresentação teatral do grupo Ensaio aberto.
14h – Projeção do vídeo-entrevista de Anita L. Prestes à TV Câmara.
18h – Projeção do vídeo Olga produzido pela TVE.


X Semana de Geologia

foto

A “X Semana de Geologia da UFRJ” continua nos dias 26, 27 e 28 de março, organizada pelo Diretório Acadêmico da Geologia (DAGeo). O evento tem como objetivo a promoção do conhecimento desta ciência e integração dos estudantes, professores e profissionais da área.

A Semana coincide com a comemoração dos 50 anos do Departamento de Geologia da UFRJ e prevê em sua programação a realização de palestras, minicursos e mesas redondas que abordam o tema “A Geologia e o futuro”.

Durante o ciclo de atividades, serão discutidas as novas tendências tecnológicas, geopolíticas, ambientais e mercadológicas da área. As empresas patrocinadoras — Devon, Halliburton, Votorantim Metais e HRT Petroleum — comparecem com eventos paralelos.


UFRJ em Vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo dessa semana você vai acompanhar o debate sobre as células-tronco – saiba o que são, para que servem e como está o processo de discussão relativo a pesquisas com esse tipo de célula. O informativo traz ainda matéria com MV Bill – o rapper refletiu sobre democratização do ensino e da parceria com a CUFA, a Central Única das Favelas – e sobre o CAURJ – fique informado sobre essa parceria com a UFRJ. Confira também o Circuito UFRJ, com as dicas de eventos que acontecem na universidade essa semana.

Acesse www.webtv.ufrj.br

 

 

 

Anteriores