Agenda

Conhecendo a UFRJ

foto

A edição 2008 do “Conhecendo a UFRJ” se realizará nos dias 14 e 15 de maio, das 8 às 17 horas, nas dependências da Escola de Educação Física e Desportos do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão.

O evento promove um contato mais amplo dos alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular com profissionais de suas possíveis áreas de interesse, além de uma maior aproximação à realidade da universidade. Para isso, há a divulgação de informações sobre a instituição, seus cursos, os corpos docente e discente, em palestras e exposições apresentadas por coordenadores e monitores.

Mais informações pelos telefones 2598-1892, 2598-9691, 2598-9696, 2598-9647, 2598-1727, 2598-1860 e 2562-6704; pelo site www.pr5.ufrj.br ou pelo e-mail conhecendoaufrj@pr5.ufrj.br.

 


Curso de capacitação contra a homofobia

foto

A Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) promoverá o curso “Diversidade sexual e homofobia em discussão” no período de 13 de maio a 29 de julho, no auditório da ESS – avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site: www.pr5.ufrj.br. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Voltado para religiosos - corpo clerical e fiéis - ativos na formação pública dentro de igrejas, o curso tem como objetivo estimular o debate sobre sexualidade, prevenção da AIDS e homofobia dentro de instituições religiosas e diminuir a intolerância contra o grupo GLTB (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3873-5401.


Show de samba na UFRJ

foto

O projeto “Samba na universidade”, idealizado pela cantora e compositora Nilze Carvalho, indicada como melhor cantora de samba no Prêmio Tim de Música 2005, acontece para o público da UFRJ em apresentações com duplas formadas pela tradição e nova geração do samba.

O objetivo do projeto é mostrar a importância do samba e a sua presença na cultura brasileira, além de promover aproximação entre o samba e o público jovem, que vem se interessando cada vez mais pelo estilo.

Nos dias 13, 20 e 27 de maio, haverá shows de Monarco e Nilze Carvalho, Nelson Sargento e Ana Costa, Nei Lopes e Sururu na Roda, respectivamente. Serão realizados às 12h30, no auditório Roxinho, prédio do CCMN, localizado na av. Athos da Silveira Ramos, 274, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Mais informações pelo telefone 2598-9459.


Música, cinema e lançamento de livro marcam a semana do Fórum

foto

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ) realizará, no dia 13 de maio, o lançamento do livro No olho da rua, de Marcelo Antônio da Cunha, e um seminário sobre a falência das políticas públicas para a população de rua, com exibição de fotos e documentário inéditos. O evento tem início às 10h e prossegue por todo o dia nos salões Dourado, Vermelho e Moniz de Aragão. As mesas-redondas programadas discutirão “O Estado e a rua”, de 10 as 13 horas, e “A arte e a rua”, de 14 as 17 horas, ambas no salão Dourado. A entrada é franca.

O Fórum promoverá também o debate acerca das tradicionais formas de fazer música, com a realização de oficinas e concerto de música contemporânea, tendo à frente o professor e pesquisador da Escola de Música da UFRJ, Leonardo Fuks, que realiza experimentações musicais a partir de objetos inusitados, como telefone celular. A proposta é fazer contrastes com o grupo Revista do Ouvidor. O evento ocorrerá dia 14 de maio, das 16h30 às 21 horas. A entrada é franca.

O Fórum na tela traz este mês a mostra Hirokazu Kore-eda e Shinji Aoyama, nomes importantes do cinema contemporâneo, pouco veiculados no circuito comercial. A mostra ocorrerá de 12 a 15 de maio, das 19 às 22 horas, no salão Moniz de Aragão. O encerramento ocorrerá com a palestra “Nobody Knows and the Resonant Gesture on Screen”, por Linda Ehrlich, em inglês e sem tradução, no dia 20 de maio, das 15 às 16h30, no auditório da CPM/ECO.


Estação terminal agora no auditório do Roxinho

foto

A peça Estação terminal, após apresentações no Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), será encenada nos dias 14 e 15 no auditório do Roxinho, prédio do CCMN, localizado na av. Athos da Silveira Ramos, 274, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O dramaturgo João Batista, que se baseou nos livros Cemitério dos vivos e Diário do hospício de Lima Barreto, mostra experiências relatadas no diário do escritor no período de reclusão no Hospital Geral dos Alienados em 1919, local onde se encontra hoje o Palácio Universitário. O diário concentra os sonhos e desejos abortados por Lima Barreto – pobre, negro, alcoólatra e indignado – em um sistema em que não cabem os diferentes.

Os horários da peça são: dia 14, às 12h, às 14h e às 17h; e dia 15, às 12h e 14h.


II Congresso de Pediatria da UFRJ

foto

No período de 15 a 17 de maio, o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) realizarão o II Congresso de Pediatria da UFRJ, no Hotel Glória, Rio de Janeiro.

O evento é parte das comemorações dos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Informações pelo telefone (21) 2215-4476 ou pelo e-mail pediatria2008@gapcongressos.com.br.

 


Seminário debate regulação e concorrência

foto

O Instituto de Economia (IE/UFRJ) promoverá no dia 16 de maio, das 8 às 17 horas, o I Seminário IBRAC – UFRJ de Regulação e Concorrência. O evento ocorrerá no salão Pedro Calmon no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ – avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha. A entrada é franca. O encontro entre pesquisadores e especialistas objetiva debater temas como economia e direito da regulação e concorrência em Telecomunicações e Radiodifusão, em Energia e em Transportes.



Saúde Mental em 68

foto

O Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) organizou um evento em comemoração aos 40 anos do emblemático ano de 1968. O evento será realizado no dia 16 de maio, das 9h30 às 13h30, no salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ) – avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha. Especialistas da área da saúde irão discutir a saúde mental daquele período e refletir sobre os acontecimentos da época.

Programação

“O direito de asilo e a livre circulação em 1968. Como as moradias podem ser terapêuticas” - Maria da Glória Ribeiro da Silva (IPUB/UFRJ).

“A comunidade terapêutica, a cidade asilar e democratização do espaço público do Brasil” - João Ferreira da Silva Filho (IPUB/UFRJ).

“Os determinantes de 68 para as políticas públicas de saúde mental no Brasil” - Pedro Gabriel Delgado (Ministério da Saúde).

“Tragédia e drama nos discursos revolucionários e a moral da culpa: o caso Louis Althusser” - Márcia Dória Passos (IPUB/UFRJ).

A sexualidade e suas expressões: comunidades, casais e companheiros” - Ana Maria Pitta (Ministério da Saúde).

“Menor idade, maior idade em 68 e o abandono na assistência social no Brasil” - Ligia Costa Leite (HESFA/UFRJ).


Meteorologia integra eventos sobre ciclone

foto

O “Encontro Internacional sobre Ciclones do Atlântico Sul, Previsão de Trajetórias e Avaliação de Riscos” ocorrerá de 19 a 21 de maio, no auditório Itaipu do Rio Othon Palace - av. Atlântica, 3264, Copacabana - e reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento foi promovido pelo Departamento de Meteorologia da UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Meteorologia e debaterá temas como os impactos dos ciclones sobre as atividades econômicas e as conseqüências climáticas sobre o Atlântico Sul.

Para inscrição e informações acerca da programação, acessar o site: http://www.lpm.meteoro.ufrj.br/meeting.