Tome Nota

Instituto de Nutrição recruta voluntários para pesquisa

Vanessa Sol

imagem tome nota

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) está selecionando voluntários para uma pesquisa que visa observar a atuação do triglicerídeo de cadeia média (TCM) na saciedade, na insulinemia, na mudança da composição corporal e na glicemia de homens obesos grau I. O objetivo é avaliar o efeito da ingestão de TCM na composição corporal, saciedade, resistência insulínica e perfil lipídico de homens obesos.

O TCM é um tipo de gordura saturada com a capacidade de gerar saciedade precoce devido a uma rápida oxidação lipídica, além de ser capaz de reduzir a gordura subcutânea e de aumentar o gasto energético total. Por induzir a um aumento do gasto energético total e a uma diminuição da ingestão energética, o TCM pode se tornar um substituto dos óleos empregados atualmente na culinária, o que poderá facilitar a manutenção e a perda de peso corporal, assim como melhorar o perfil lipídico e melhorar a sensibilidade insulínica em indivíduos com excesso de peso.

Pré-requisitos

O voluntário não pode ser tabagista, diabético, nem ingerir mais de 4 latas de cerveja ou 5 taças de vinho por dia. Também não pode apresentar distúrbios no estômago ou intestino, não pode ser portador de marcapasso nem fazer uso de diuréticos. É necessário ter entre 20 e 59 anos e 11 meses de idade.

Será realizada, em primeiro lugar, uma reunião com os voluntários para explicação da pesquisa e remarcada nova consulta para análise bioquímica (glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos) e de insulina do sangue, que deve ser feita com o voluntário em jejum. Posteriormente, será realizado exame de bioimpedância para determinar o percentual de gordura corporal , assim como a massa livre de gordura, massa gorda, água corporal total entre outros parâmetros. Será realizado um desjejum preparado pelas pesquisadoras e respondido um questionário sobre saciedade. O voluntário receberá uma dieta e o óleo para um período de 30 dias (com acompanhamento quinzenal). Depois disso, ele deverá retornar novamente em jejum para nova análise sanguínea e realizar os mesmos procedimentos da primeira consulta. Ao final do estudo o voluntário terá o direito de receber os seus resultados no estudo e a prosseguir com uma dieta hipocalórica, caso deseje.

Todo o tratamento e exames, realizados durante o estudo, serão custeados pela pesquisa. A equipe de pesquisadores é formada pelas professoras dra. Márcia Soares e dra. Eliane Lopes Rosado; pelas nutricionistas Christine Vogel e Carla Lima D`Andrea e pela acadêmica em nutrição Roberta Lemos Gadelha.

Os interessados em participar devem ligar para Christine (21) 9698-6982, Carla (21) 9989-2532 ou Roberta (21) 8839-7866.