Zoom

EBA condecora Faculdade de Medicina pelo bicentenário

Camilla Muniz

imagem zoom

Como parte das atividades em comemoração aos 200 anos da Faculdade de Medicina — completados em novembro deste ano —, será lançada uma medalha comemorativa em homenagem à mais antiga unidade da UFRJ. Criada em 1808, por D. João VI, por ocasião da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, a concepção da então Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia representava os primeiros investimentos na implantação do Ensino Superior no país.

Para celebrar o bicentenário da unidade, as comemorações tiveram início em 5 de novembro de 2007 e se estendem até o último mês de 2008.  Segundo Diana Maul, professora da Faculdade de Medicina e coordenadora de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS), as atividades comemorativas variam desde congressos científicos e sessões solenes até espetáculos musicais, exposições e bailes, além de atividades culturais e de congraçamento. “Na programação festiva dos 200 anos, estão incluídos eventos de iniciativa da própria Faculdade de Medicina e de iniciativas dos Centros Acadêmicos, das Comissões de Formatura, dos Departamentos, de grupos de ex-alunos, até mesmo de outras unidades da UFRJ e de outras instituições”, afirma.

Além de uma série de eventos, já estava prevista nos planos da Faculdade de Medicina a confecção de um selo e de uma medalha como parte das comemorações. De acordo com Diana, a unidade pleiteou no ano passado, junto à Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), a confecção de selo comemorativo oficial e também, junto à Casa da Moeda, a confecção da medalha. “Os Correios acolheram nosso pleito e o selo está em circulação, é encontrado na agência dos Correios do CCS, nas agências filatélicas e outras”, diz a professora. Entretanto, o pedido feito à Casa da Moeda, por sua vez, não foi acatado. “Como não foi possível o mesmo em relação à medalha, a Faculdade de Medicina decidiu mandar cunhar uma medalha comemorativa dos 200 anos. Solicitamos o apoio da Escola de Belas Artes, que se concretizou na colaboração extraordinária da professora Dalila Santos, responsável pela elaboração do belíssimo projeto e pela assessoria à unidade quanto a todos os aspectos desta realização”, acrescenta.

Dalila Santos é professora da Escola de Belas Artes e doutoranda do Programa de Pós-Graduação da unidade. Ela foi eleita por Ângela Âncora da Luz, diretora da EBA, para desenvolver o projeto para a Faculdade de Medicina. Com significativa experiência no assunto, Dalila já trabalhou como gravadora da Casa da Moeda do Brasil e desenvolveu medalhas para outros eventos — tais como as comemorações dos 150 anos da Mineração Morro Velho (a mina de ouro mais antiga do Brasil) e dos 50 anos do Estádio do Maracanã —, além de ter atuado na elaboração da medalha Rodolfo Albino e do logotipo da Farmácia Universitária para a Faculdade de Farmácia.

Para Dalila, cada modelo produzido é uma peça única. “Do ponto de vista da criação, cada medalha deverá ser única”, ressalta. “A confecção de uma medalha deve seguir normas para a sua realização, mas a medalha que está sendo preparada para a Faculdade de Medicina não é inspirada em nenhum outro modelo”, assegura a professora.  A medalha comemorativa dos 200 anos da Faculdade de Medicina deve apresentar no anverso a imagem de Asclépio, deus da medicina na mitologia grega e antigo símbolo da unidade, com a paisagem da Baía da Guanabara ao fundo. No reverso, será estampada a identidade visual desenvolvida pelo Marcus Dohmann, professor da EBA, que representa a marca atual da Faculdade. Segundo Dalila, “a idéia é enfatizar, em cada lado da medalha, os aspectos distantes de 1808-2008”. Após a etapa de conceituação visual e elaboração do projeto da medalha, a produção das peças será feita pela equipe da Casa da Moeda do Brasil, com o acompanhamento de Dalila. 

Medalha será lançada em solenidade no dia cinco de novembro

Segundo Diana Maul, “a Faculdade de Medicina da UFRJ, juntamente com a Faculdade de Medicina da UFBA, marcam o início dos cursos médicos no Brasil e a institucionalização dos estudos superiores”. Para marcar a importância deste fato, a UFRJ escolheu a unidade como tema de sua Agenda 2008, relembrando e contando a trajetória de 200 anos a cada mês. Além disso, a Faculdade de Medicina adotou uma nova marca-símbolo, que traduz a preservação das tradições e o reflexo dos novos tempos. Criada pelo professor Marcus Dohmann e oficialmente adotada na abertura do ano do bicentenário, em novembro de 2007, a nova marca está no material de divulgação de todos os eventos relacionados aos 200 anos e nos documentos oficiais da faculdade.

A coordenadora de Extensão do CCS destaca que as atividades comemorativas contam com a iniciativa e a ampla participação de docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos a fim de que as comemorações conquistem um espaço mais amplo na sociedade. “Para coordenar as atividades, a direção da Faculdade de Medicina constituiu uma Comissão das Comemorações dos 200 Anos, que se desdobra em Comissões Adjuntas de Finanças, de Divulgação, de Atividades Sócio-Culturais, de Atividades Científicas e da Nova Sede”, conta a professora.

Dentre os eventos que fazem parte da comemoração do bicentenário e que já foram realizados, estão a 1ª Semana Cultural Professor Lopes Pontes; o tributo ao ex-aluno Noel Rosa nos 70 anos de sua morte, intitulado “A Medicina dá Samba”; a recepção solidária aos calouros do primeiro semestre de 2008 promovida do Centro Acadêmico Carlos Chagas; o congresso em comemoração aos 30 anos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e a celebração do Dia Mundial da Saúde em sessão solene do CCS. Ainda estão na programação para este primeiro semestre o seminário “Reflexões sobre as práticas e saberes médicos no Brasil: da Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1808-2008)”, promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais; o encontro das turmas do curso médico da Faculdade de Medicina — a turma do sesquicentenário e as turmas do bicentenário; o IV Fórum de Linguagem, a ser realizado pelo curso de Fonoaudiologia, pertencente à Faculdade de Medicina e o II Congresso Regional RJ/ES da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM), que terá a UFRJ como um dos temas centrais.

De acordo com Diana Maul, o lançamento da medalha acontecerá na sessão solene do dia 5 de novembro, aniversário oficial dos 200 anos da Faculdade de Medicina. Embora não tenha sido decidido ainda um número exato de unidades a serem confeccionadas, a medalha integrará o acervo histórico da Faculdade e será distribuída aos membros da Congregação, autoridades e outros homenageados a serem definidos pela Congregação da Faculdade.